March 12, 2008

Câncer de Intestino

Ontem fui à reunião da American Cancer Society e fui oficialmente nomeada Chair of Mission Delivery Committee. Já comecei colocando a mão na massa, conduzindo a sessão de abertura ou ice breaker exercise, como os americanos dizem. A minha nova função é divulgar a missão da American Cancer Society durante as reuniões e eventos e entre a comunidade local.

Ontem dividimos os participantes em dois times e fizemos perguntas sobre Colorectal Cancer ou Câncer de Intestino, outra forma agressiva da doença. Como este câncer ainda é tabu para muita gente, a ACS escolheu março para intensificar a campanha pelo diagnóstico precoce. A boa notícia é que se diagnosticado cedo, este tipo de câncer tem altíssimos índices de sobrevivência.

Então vou dividir o joguinho com vocês e aproveitar para levar a minha tarefa muito além das fronteiras do sul do estado de Maryland.

Vamos às perguntas:

  1. A partir de que idade as pessoas devem começar a fazer exames para detectar câncer de intestino?
  2. O Câncer de intenstino normalmente se incia com o quê?
  3. O câncer de intestino é o XXX tipo de câncer mais comum entre pacientes em todo o mundo.
  4. Se diagnosticado em seus estágios iniciais, qual porcentagem de pacientes atinge o índice de sobrevida de cinco anos?
  5. Qual é a porcentagem de casos câncer de intestino diagnosticada em fase incial?


Respostas:
  1. 50 anos
  2. Pólipo
  3. Terceiro
  4. 90%
  5. 39%
Acertaram muitas?

Algumas são mais difícil que outras, mas o certo mesmo é ficar atento para esta questão. Se você ou alguém que você ama já passou dos 50, este tipo de exame, por mais chato que possa parecer, tem que começar a virar rotina.

No comments: