March 19, 2008

Em Defesa da Comida



Está aí o próximo livro da minha lista. Com tanta coisa errada no mundo de hoje, coma água cheia de aspirina e antidepressivos e a carne contaminada espalhada por todo o país, de repente as pessoas começaram a se questionar sobre o que estão ingerindo, entã está todo mundo falando neste livro por aqui.

Ainda não li, mas estou curiosa. A premissa por si só já é interessante. Retirei o recho abaixo do site do autor, um jornalista americano que escreve sobre alimentação há mais de 20 anos e já recebeu vários prêmios por seu estilo investigativo.

"Comida. Existe aos montes por aí e todos amamos comê-la. Então por que alguém precisa defendê-la?

Porque a maior parte do que consumimos hoje não é comida, e a forma como a consumimos -- no carro, na frente da TV, consumimos "substâncias comestíveis que parecem comida" -- não mais produtos da natureza mas da ciência alimentar. Muitos vêm embalados por promessas de saúde que deveriam ser nossa primeira pista de os mesmo são qualquer coisa menos saudáveis. Na chamada dieta ocidental, comida foi substituída por nutrientes, e bom senso por confusão. O resultado é o que Michael Pollan chama de paradoxo americano: Quanto mais nos preocupamos com nutrição, menos saudável parecemos nos tornar.


Acho que o chamado paradoxo americano virou um problema mundial, já que a obesidade e outros problemas relativos à alimentação aumentam em proporções alarmantes.

Não sei se o livro já foi lançado no Brasil, mas vale a pena procurar. Vou comprar o meu aqui e depois digo para vocês o que achei.

5 comments:

Unknown said...

Eu me alimento tão mal que tenho até vergonha de comentar aqui, Dani.
Biejo!

Unknown said...

Oi, Dani!
Sempre achei vc uma das noivas mais chiques da Casar é Fácil, acho que pelo seu porte e pelos seus comentários sempre úteis pras noivinhas...
Tou entrando aqui pra dizer que vim só 'xeretar' a sua decoração, q eu amei, e acabei de ler seu blog inteirinho!
E agora só posso dizer que te admiro mais ainda, que Deus te abençoe!!!

Anonymous said...

Oi Dani, sei qu o primeiro livro dele, o The Omnivore's Dilemma: A Natural History of Four Meals já foi traduzido pro português. Esse último é bem recente então não sei.

Fiquei tentada em comprar mas não tenho tempo de ler nada... só mesmo aqui no computador e bem rápido...

Eu gostaria de comer melhor. Tento oferecer ao meu filho de 4 anos refeições balanceadas e comemos fora muito pouco. Um dos motivos que não o mandei pra pré-escola antes foi esse. Achar que pizza e peanut butter & jelly sandwich é comida...

Depois conte o que vc achou do livro.

Obrigada pelo apoio na blogagem coletiva pelo Matthew, q tem autismo.

bjs e boa sorte!

Dani said...

Vou ler o livro e depois posto minhas opiniões aqui. Aliás vou ler o livro, traduzir a palestra...acho que vou ter que ficar reclusa por uns tempos...

Ana said...

gurias, aspirina e anti-depressivo na agua ? Essa eu nunca tinha ouvido falar, socorro...:-) Beijos.