March 10, 2008

Palavra do Dia

Resilience - ability to recover from (or to resist being affected by) some shock, insult, or disturbance. However, it is used quite differently in different fields. (fonte: Wikipedia)

Não sei se esta palavra existe um português ou se é mais um daqueles "americanismos" que aos poucos começam a ser incluídos na nossa língua.

De qualquer jeito, acho uma das palavras mais lindas, pois se refere a habilidade de se recuperar de (ou resistir ao ser afetado por) algum choque, insulto ou perturbação.

No meu caso, sempre me imagino voltando depois de um golpe duro. Foi assim que me vi depois de ultrassonografia que mostrou meu tumor em dezembro. A imagem que me vinha à cabeça a toda hora era a de que eu tinha chegado à cobertura de um arranha-céu e tinha sido empurrada lá de cima. Tinha caído de cara e por um milagre tinha sobrevivido, mas continuava querendo voltar par a festa, mas em vez de pegar o elevador, desta vez minha única forma de chegar lá era usando a escada, degrau por degrau. Então cheia de dores e traumas eu subia um a um.

Para mim resiliência é isso aí. É despencar da cobertura , no meio da festa, cair de cara na calçada, se quebrar toda e voltar pela escada, sem nem pensar em desistir.

No comments: