June 24, 2009

Yoga & Espiritualidade

Apesar da minha enorme fé em Deus, sou bem cética quando se trata do ser humano. É até um contrasenso quando penso no quanto gosto de estar rodeada de gente, mas questiono muito o motivo por trás de certas coisas e sempre olho algum "hype" de um jeito muito crítico.

Sempre ouvi todo mundo falar maravilhas sobre a yoga. De estrelas de Hollywood, modelos e até amigos próximos, todos propagavam os milagrosos afeitos da antiga prática indiana. Na minha cabeça a pergunta "como é que uma série de alongamento pode fazer tantos milagres pelo espírito?"

Também há muita gente que confunde a prática da yoga com religião e eu definitivamene não tinha nenhuma vontade de abandonar a minha. Sei que sobre futebol, política e religião não se discute e apesar de não ser muito praticante, vejo a minha como parte da minha identidade. Nasci católica numa família predominantemente católica. Minha mãe me passou o que a mãe dela tinha ensinado a ela e a minha avó repetiu o que a minha bisavó acreditava, etc. Não que não tenha muita curiosidade e ache todo o tipo de religião fascinante, principalmente as doutrinas asiáticas, justamente pela ênfase em meditação, mas sinceramente, não tenho planos de me converter a nada.

Por falar em celebridade, ano passado ganhei um livro de uma amiga que falava justamente da experiência de Christy Turlington, uma topmodel famosíssima dos anos 90. Claro que fiquei com o pé atrás, mas a minha amiga, que ama yoga, insistiu para que eu lesse e ficasse com a cópia autografada do livro dela. Para minha surpresa, achei paralelos entre a minha vida e a vida de Christy. Assim como eu, ela estudou na NYU, mais ou menos na mesma época, e foi em Nova York que ela começou a explorar sua espiritualidade, ao mesmo tempo que fez as pases com a religião católica e passou a frequentar missas semanais, conheceu a yoga e virou fã. O livro é lindo, cheio de fotos, poses de yoga (asanas) e explicações fáceis de entender. Ela também fala de como a yoga e busca pelo aprofundamento de sua espiritualidade a ajudaram a superar a morte do pai, vítima de câncer no pulmão.

Depois de ler o livro, descobri que havia uma escola de medicina holística muito perto aqui de casa e que esta mesma escola oferecia aulas abertas à comunidade. Resolvi experimentar e apareci lá para a aula inaugural gratuita e adorei! Adorei a aula, a professora, os alunos e o ambiente. Estranhamente, me senti muito bem, auase em casa.

Isto foi em janeiro. Hoje não perco uma aula e volta e meia, sigo a professora em outro studio. As aulas da Ashley são muito bacanas porque misturam a rotina de exercícios físicos como uma dose enorme de espiritualidade. As aulas de yoga anusara sempre tem um tema e este tema sempre tem relação com desafios da vida diária, o que é muito legal. Na verdade, as aulas dela são uma mistura de anusara e kundalini, com algumas influências de outros estilos como Iyengar e Vinyasa.

Outro dia, antes de começar a aula, a Ashley dividiu conosco uma oração de um santo indano, que me tocou bastante. Nestas horas, percebo que a denominação religiosa é o que menos importa, pois a fé e os princípios são praticamente os mesmos.


Let me not pray to be sheltered from dangers but to be fearless in facing them.Let me not beg for the stilling of my pain, but for the heart to conquer it.Let me not look for allies in life's battlefield but to my own strength.Let me not crave in anxious fear to be saved but hope for the patience to win my freedom. Grant me that I may not be a coward, feeling your mercy in my success alone;But let me find the grasp of your hand in my failure.
- Rabindranath Tagore

Na minha tradução livre:

"Que eu não reze rezar para que seja protegido dos perigos, mas para que seja destemido ao enfrentá-los. Que eu não implore para que a minha dor cesse, mas para que meu coração a conquiste. Que eu não procure por aliados nos campos de batalha da vida, mas pela minha pópria força. Que eu não me curve na angústia do medo para ser salvo mas espere pela paciência de ganhar minha liberdade. Que eu não seja covarde, sentindo sua piedade no meu sucesso apenas; Mas deixe-me encontrar o aperto de sua mão no meu fracasso. - Rabindranath Tagore

Namastê.

No comments: