June 5, 2009

Por que Ser Doador de Medula?

Estes são os folhetos distribuídos pela marrow.org, a organização que é responsável pelo banco de medula nos EUA. É importante saber que o banco é internacional e pode ser utilizado por pacientes de vários países, inclusive do Brasil.

Como já disse aqui, para entrar no cadastro, pelo menos aqui no EUA, basta que o sujeito faça uma raspagem da parte interior da bochecha (tipo exame de DNA). Não há coleta de sangue nem nenhum tipo de exame mais invasivo num primeiro momento.

Depois de devidamente inscrito no banco, se houver alguma chance de que ele seja compatível com algum paciente, o voluntário recebe um telefonema e comparece para um exame de sangue. Depois deste exame, se for comprovada a compatibilidade, aí sim iniciam-se os exames mais detalhados. E só depois de tudo isto, acontece a doação, que é feita com anestesia local no hospital.

Que eu saiba, ninguém ainda morreu por isto nem ficou traumatizado pelo resto da vida. Por outro lado, a Paula, o Todd, a Monica e muitos outros estão vivos graças à generosidade de pessoas que superaram seus medos e preconceitos.



4 comments:

Luciana Misura said...

Dani, so pra te falar que eu me cadastrei la no Marrow.org e estou esperando o kit. Eu ja tinha conhecimento do banco desde que comecei a trabalhar na LLS mas estava esperando rolar uma marrow drive pra participar, o que e uma bobagem. Pode ter gente precisando ja que nao vai poder esperar uma marrow drive!

Mas vou te dizer que eu vou tremer se for chamada, porque eu me dou muito mal com anestesia (de um modo geral) e nao tenho boas lembrancas da minha peridural pra ter a Julia nao (alergia imediata branda mas cronica, durou mais de uma semana pra ir embora, fora as horas imediatamente depois que nao vou nem contar). Mas enfim, se for pra salvar uma vida a gente ve que alternativas de anestesia existem.

Liège said...

Dani, você tem informações sobre como ser doador no Brasil?
A divulgação dessas informações é muito importante. Parabéns!
Beijos.

Isabella said...

Dani, mesmo quem toma prescribed medicine pode doar? Eu adoraria oder ajudar!

bjs

Dani said...

Lu,
Que bacana a sua atitude. Coisas assim me emocionam demais. Tenho uma amiga cadastrada há 20 anos que nunca foi chamada...e é muito frustrada por isto! Quem sabe até chegar a sua vez, eles já vão ter um tipo de anestesia bem light?

Liège,
Vou colocar as informações no próximo post. No Brasil, além do INCA, os hemocentros nos estados fazem o cadastro.

Isabella,
Depende do tipo de medicação. Isto, eles avaliam caso a caso. "Any prescription drugs must be evaluated by the local Be The Match representative when you join to find out why you are taking the medication. Acceptable medications include: birth control pills, thyroid medication (not for cancer), antihistamines, antibiotics, prescription eyedrops and topical medications. Anti-anxiety and anti-depression medications, such as diazepam and lithium, and hypertension medications, if there is no underlying cardiac disease, are acceptable if the condition is well controlled."

Beijos e obrigada pelo carinho e apoio de sempre!