June 30, 2009

Tylenol e Fígado

Desde que operei o fígado pela primeira vez, mantenho distância de Tylenol e nos últimos anos então aboli completamente da minha vida, junto com praticamente todos os analgésicos, anti-inflamatórios e medicamentos que precisam ser tomados a longo prazo. O meu fígado já aguentou tudo que podia aguentar, depois de passar por duas cirurgias enormes, o coitado merece um descanso.

Esta semana o FDA está debatendo o que fazer com o Tylenol e outras drogas similares. Os mais alarmistas defendem até sua retirada do mercado. Semana que vem um painel de especialistas vai debater como limitar os danos ao fígado causados por pacientes que tomam o remédio.

Mas não é só ot Tylenol, o problema é um ingrediente chamado acetaminofena, também encontrada em remédios que podem ser comprados sem receita, como Exedrin, NyQuil e Theraflu, que pode causar danos ao fígado. Acetaminofena é a droga mais usada nos EUA. No Brasil, não deve ficar atrás.

Embora o FDA defenda que a droga é segura quando tomada na dosagem recomendada, a cada ano cerca de 100 pessoas morrem de overdose acidental de acetaminofena. O grande problema é que o ingrediente está presente ém vários analgésicos, anti-térmicos e xaropes, o que quer dizer que os pacientes não estão cientes de que tomam vários remédios que contem o mesmo ingrediente, o que leva a uma overdose de acetaminofena.

Quando a minha grande amiga Jamie faleceu por falência das funções hepáticas, a maioria de nós ficou sem entender nada. Lembro que na época, pouco antes da minha própria doença no fígado ser descoberta, só se dizia que ela tinha tomado muito Tylenol e que o fígado tinha basicamente explodido, na linguagem leiga. Achei tudo muito estranho, mas me lembro bem que ela se auto-medicava bastante e usava Tylenol como se fosse água...

Como diz a minha chefe, que é médica, não é porque não precisa de receita que deve ser usado como bala. Remédio é sempre remédio e traz sempre efeitos colaterais.

Fica a dica...

Pelo menos desta estou livre!

5 comments:

Silvia said...

Dani, meu pai é médico. Ele pegou um caso bizarro - digno do House - que ele descobriu que o problema da paciente é que ela tinha tomado umas duas vezes a dose recomendada de Tylenol.
Como estão as coisas por aí? Adorei as fotos da Riviera.
Beijocas!

paula said...

Oi Dani,

Obrigada pela dica!! Sou uma dessas que toma bastante tylenol, engraçado esses médicos, ninguém alerta as pessoas sobre isso, em Curitiba me lembro bem, tenho uma médica que sempre me falou sobre dipirona e anti-inflamatórios, dizis que era para eu ficar longe, bem longe disso.
Eu sempre comento com o Neto, detesto ir em prontosocorro, é sempre a mesma história, a gente sai de lá com uma receita imensa, e eu não tomo!! Eu venho de uma família de gente meio louca por remédios, meu pai é super hipocondríaco, me lembro até hoje do "armarimnho" de remédios dele rsrsrsr, todo dia de manhã ele tomava um coquetel!!

Bjssss

Anonymous said...

NOssa!!!!! Quanta felicidade!
Assim é que eu gosto, nada melhor para fígado, coracao etcccccccccc do que a alegria do sorriso e a felicidade emoldurando rostos.
A vida é Bela !
Estamos ansiosos pela sua chegada!!!
Deus lhe abencoe,
MOM

Ana Claudia Lintner said...

E aqui em casa o Tylenol foi recomendado pela medica do Jon, mas ela avisou sobre as consequencias. A questao e, ibuprofeno e outros sao toxicos ao rim, entao, pro maridinho, a solucao e tylenol. E eu fico daqui: toma um banho, amor... deixa eu fazer uma massagem, voce vai ficar bonzao. Tudo pra evitar o remedinho tao acessivel. Dai aproveito e tiro uma lasquinha do meu amor ; )
Beijos, Dani!

Dani said...

Silvia,
Incrível como coisas aparentemente inofensivas podem causar tantos danos! Eu nunca me preocupei muito com remédio, mas agora fico bem longe deles e só tomo em caso de necessidade extrema. Tylenol então não tomo há anos!

Paula,
Estas coisas são tão engraçadas, né? Uns médicos são bem "conservadores" e alertam para este tipo de coisa, no entanto outros sequer parecem pensar no assunto. Por estas e outras é que eu digo que o melhor médico para o paciente é ele mesmo.

Aninha,
Você está me saindo uma bela enfermeira, né? Muita sorte do Jon ter você por perto. Nestas horas é que a gente sente a presença de Deus, né?
Bjs