October 10, 2008

Revista Época

Não sou muito fã da Época porque acho que a revista aborda temas muito densos de uma maneira extremamente superficial. Os editores lá ADORAM falar de câncer, presumo que o motivo seja bem simples: Câncer vende revista!

Esta semana a revista fez uma matéria sobre a Kris Carr, mas é com muito orgulho que digo a vocês todos que o FURO foi MEU! Fui eu que "descobri" a Kris por aqui e sugeri a pauta para a Criativa em fevereiro!!! A revista aceitou e a matéria acabou coincidindo com o lançamento do livro dela em português.

A matéria da Época sobre a Kris é diferente, afinal a Época ADORA vender receitas milagrosas, então detalhou a rotina da Kris como se fosse um passo a passo para a cura de todos os tipos de câncer. Quisera eu que houvesse tão maravilhosa panacéia! Mas ao que tudo indica, estamo longe. Não perco a fé e trabalho por isto, mas ainda há muito a fazer. Concordo que uma dieta saudável conta muito -- não foi a toa que mudei a minha radicalmente -- mas daí a sair espalhando que é a "dieta que cura o câncer" já é um pouco demais.

Mas como o negócio da Época é vender revista e não promover saúde, a mesma revista aborda o tema de forma bem sombria ao contar a história do Vice-Presidente José Alencar, que há mais de 10 anos luta contra o câncer. Até os comentários dos leitores no site da revista chamam atenção para o "pessimismo". Realmente, quem luta uma batalha destas já tem tantas preocupações que o tom de "doomsday" da revista é desnecessário. É válido alertar sobre o perigo da doença para que o Governo invista em pesquisa e para que a população tenha acesso à saúde de qualidade, mas dizer sempre que "muita gente ainda morre de câncer" e colocar as estimativas num quadrinho assusta qualquer um.

Mas sigamos em frente. Esta é outra lição do jornalismo que apliquei na minha vida pós-câncer: não acredite em tudo que sai por aí e sepre desconfie da fonte.

No comments: