October 29, 2008

Contas médicas

Ontem ao chegar do trabalho vi o Blake com uma cara de assustado… Ele tinha acabado de olhar a caixa de correspondência e aberto uma carta da nossa seguradora. Na verdade não era uma carta e sim um conta de mais ou menos 600 dólares que, convenhamos, não poderia ter chegado numa hora pior.

Claro que numa questão de segundos passa aquele filminho na cabeça da gente... Filminho não, são os comerciais de advogados que podem ser vistos aqui por todo lado, na TV, no rádio, no metrô e até em busdor! “Afogado em contas? Não tem como pagar seus custos médicos? Vai ter que vender a casa?...Ligue para 1800 PICARETA e nós vamos resolver seus problemas num passe de mágica!” Um, dois, três isola, bangalô, três vezes. Sai pra lá! Deste povo quero mais é distância.

Mas depois daqueles cinco segundos de pânico sem motivo, felizmente recobrei a consciência. Achei a tal conta muito estranha, pois por incrível que pareça só temos elogios ao nosso plano de saúde aqui. Claro que o reembolso deu o maior trabalho, mas ao contrário da seguradora brasileira com quem tive que lidar durante a primeira cirurgia, a seguradora americana sempre foi superíntegra conosco e nos deu um reembolso mais do que justo. Por que seria diferente agora?

Olhei e vi que se tratava de uma tomo. Até aí, tudo bem, eu tinha feito a tal tomo mesmo, mas não era a primeira vez e jamais tinha tido problema. Resolvemos que o melhor a fazer era ligar para a seguradora para resolver as coisas hoje de manhã. Assim que cheguei no trabalho, liguei para a seguradora, depois liguei para o consultório do meu médico (e desta vez falei com assistente bacana!), e finalmente liguei para o departamento financeiro de Hopkins. Estava certa, houve um engano.

A história foi a seguinte. No início, o médico pediu autorização para três tomos: pulmão, abdômen e pélvis, mas como a seguradora só autorizou a do abdômen, ele refez o pedido cancelando as tomos do pélvis e do pulmão. Neste vai-vem alguma coisa ficou perdida no meio do caminho e a radiologia ou não recebeu o segundo pedido ou se confundiu por causa do primeiro, mas o fato é que eu acabei fazendo a tomo de pélvis também. E agora me chega a conta!!! Melhor para mim que sei que não tem NADA na pélvis, mas cá entre nós, não quero pagar a tal conta! Depois de esclarecer tudo, o pessoal de Hopkins disse que precisa fazer uma “investigação", mas que eu não tinha com o que me preocupar, pois o assunto é interno.

Agora só me resta esperar para ver. Até agora, apesar de todas as minhas críticas ao sistema de saúde americano, pelo menos no hora de pagar as contas eles têm sido ótimos conosco e sempre jogaram muito limpo. Algumas vezes tivemos que mandar mais informações, mais exames, mais cartas de médicos, mas evidências, mas no fim das contas eles sempre foram bastante justos e razoáveis. Agora é rezar par aque eles continuem sendo. É uma pena que eles sejam exceção...só espero que continuem assim.

No comments: