September 9, 2009

Spent


Trocando figurinhas com meu amigo Lallo, de San Francisco, ele me recomendou que lesse um livro chamado Spent, cujo título em português, se traduzido literalmente, seria "Gasto," pois é assim que a maioria dos seres humanos se sente hoje em dia.


O Lallo jura que o livro faz milagres. Diz que deois que implementou alguns (não todos!) conselhos do autor sua vida mudou, e seu exame de sangue comprova isto, já que apresentou uma melhora significativa.


Depois de tanta propaganda, resolvi pegar o livro na biblioteca. Se for bom, compro depois. Ontem à noite comecei a ler e gostei do que vi. O melhor é que já sigo muitas das dicas do autor. O grande problema, suspeito, vai ser ELIMINAR completamente o açúcar da minha vida. O açúcar em si não me assusta tanto, pois quase não uso e substituo por stevia, mas o grande problema é que TUDO tem o bendito açúcar inustrializado como ingrediente, até o cereal que como de manhã!!!!


É bem verdade que atualmente alterno o cereal com uma vitamina receitada pela minha herbalista, mas tirar mais uma coisa do meu cardápio já reduzido vai ser trevas. Do início de 2008 pra cá já tirei carne, leite, refrigerante, adoçante e outras cositas más. Agora até o meu santo cereal vai pras cucuias?!


Obviamente incorporei uns ingredientes que eu sequer sonhava que existiam, tipo quinoa (que eu amo e como sempre!), tehini (ou pasta de gergelim), grão de bico, agave, leite de amêndoas, de aveia, e muitos outros alimentos deliciosos. Também incrementei muito a minha listinha de temperos: alecrim, ervas da Provence, pimenta cayenne, etc...


E também tem as frutas, todas locais! O grande barato de morar em Suburbia USA é que mesmo estando espremida entre Baltimore e Washington, a cinco minutos da minha casa tem duas fazendas e num raio de 30 km acho que umas 10, então a gente dá uma paradinha na volta do trabalho e abastece a casa com milho (White Queen Corn -- melhor não existe!), melancia, melão, alface, dente de leão e mais um monte de frutas e legumes frequinhos. Um luxo! Ano que vem, vamos fazer parte da cooperativa de uma das fazendas, o que quer dizer que por um valor fixo, a gente recebe uma cesta lotada de alimentos a cada semana por uns quatro meses!


Mas voltando ao tema do livro, estou achando superinteressante, pois o autor é médico, mas faz uso de medicina fitoterápica, yoga, meditação e acupuntura, exatamente o que tenho tentado fazer.


Há um tempinho venho tentando deixar a doença para trás para focar na saúde, pois como dizem os sábios chineses, a cura começa pela prevenção.

2 comments:

Silvia said...

Ai, não sei se iria conseguir viver uma vida tão natureba... Sem refrigerante, sem carne, sem batata frita?! Só de pensar já me dá nervoso. Admiro muito e gostaria de comer melhor, ser mais disciplinada. Nossa, iria amar saber comer saladas, frutas e essas coisas, mas só consigo tomar suco e olhe lá!
Queria entrar para o Yoga, acho que ia me fazer bem.

Beijocaa!

Silvia said...

AH! Sem falar que aqui é quase impossível achar coisas tipo leite de amêndoas em supermercado. Imagina eu, alérgica a soja e intolerante a lactose, quantas alternativas tenho...
Ainda bem que pelo menos o com baixo teor de lactose chegou por aqui.

Beijocas!