September 8, 2009

História Americana







Tudo começou quando comecei a perguntar ao Blake por que cargas d'água americano adora se fantasiar. Aqui em Maryland, este mês tem o tal Renaissance Festival, ou Festival da Renascença, que é uma feira livre onde as pessoas se transportam no tempo e compram bugingangas, comem galinha com a mão e um ou outro maluco se veste nos trajes de época. Tipo um Medieval Times ao ar livre e mais interativo.
Acho engraçado porque obviamente por estas bandas não há absolutamente nada que remeta à esta época, então é tudo bem fake. Sempre achei que fosse coisa pra criança, mas fui dizer isto pra minha cunhada, ao revelar a minha total falta de interesse e vontade de me vestir a carater, e acho que ela deve ter ficado ofendida, pois depois disso não nos falamos mais. Diferenças culturais? Vai saber... Mas pra mim, fora desfile de escola de samba e baile a fantasia, adulto fantasiado é meio esquisito... Abro exceção para festas de Halloween, mas só.

Cansado de ouvir as minhas piadas sobre a mania americana de achar que tudo é história, o Blake resolveu me surpreender com uma viagem rapidinha para a Virginia, mais precisamente uma visita a Monticello, casa de Thomas Jefferson, e Williamsburg, uma cidadezinha histórica. O engraçado é que apesar de ter morado no estado durante a minha faculdade, nunca visitei a casa de Jefferson e sempre tive muita vontade.

O fim de semana foi bacanérrimo. Monticello é um lugar belíssimo e vale uma visita. Aliás, só o site deles já é superinteressante. Jefferson era mesmo um cara fascinante além de inteligentíssimo, interessado em tudo, desde jardinagem até agricultura, pasando por relógios e metereologia!

O Blake sempre morre de rir comigo quando digo a ele que não gosto de assistir programas de TV ou documentários sobre viagem. Também não curto muito escrever sobre lugares que visitei. Para mim viagem não é algo que se descreve, é algo que se sente e frequentemente tantas sensações ficam meio perdidas quando passadas para o papel. Acho dicas e roteiros superúteis, mas uma viagem nunca é igual a outra. O roteiro pode até ser o mesmo, mas viagem, cada um faz a sua e é isto que torna esta experiência tão especial.

Williamsburg foi um pouco decepcionante. Apesar de já ter visitado a cidadezinha várias vezes, acho que fui enganada pelas minhas próprias lembranças, pois esperava mais. As casinhas são fofas, as lojinhas também, mas numa tarde dá pra conhecer tudo. As tavernas são o melhor do lugar.

O melhor foi a preparação para a viagem do mês que vem. Testamos sapatos, câmeras e outros apetrechos que vamos levar. Como diz a minha avó, seguro morreu de velho.

No comments: