February 10, 2009

Giulia


Acabei de receber um email e quis postar aqui no blog, pois sei que tem muita gente que lê, mora no Brasil e talvez possa colaborar.

Todo mundo sabe que sou eternamente grata aos doadores amigos que ajudaram a salvar a minha vida em 2002 e no ano passado. Depois de tomar mais de 20 bolsas de sangue ao todo, só estou aqui graças à generosidade de muita gente. E justamente por acreditar e ter experienciado esta bondade enorme, apelo mais uma vez aos amigos. Desta vem quem precisa de sangue e de uma nova medula é uma menina muito fofa de 10 anos, que mora no Rio e se encontra mais uma vez lutando contra a leucemia. É o mesmo pedido que eu tinha feito para o Felippe, que infelizmente não encontrou doador compatível e partiu ano passado. A Giulia continua aqui e continua à procura de um doador. Quem sabe esta pessoa especial não pode ser você???

Por isto, resolvi postar abaixo o email que a minha amiga Priscila me mandou hoje e desde já agradeço se vocês puderem fazer o exame e divulgar este email entre os amigos de vocês.

A doença da Giulia (leucemia) voltou e vamos precisar de ajuda. Ela é filha de uma amiga minha de infância e para quem, com certeza, já repassei algum e-mail para vcs...

Além dos problemas básicos como falta de sangue e plaquetas que acontecem principalmente nessa época do ano perto do Carnaval e caso exista surto de dengue, nossa pequena vai precisar de um doador de medula óssea, pois é a única maneira dela ter a cura de vez. Conseguir um doador compatível não é uma das missões mais fáceis, pois por causa da grande mistura racial que temos no Brasil.

Peço aos amigos que espalhem para todos que puderem. Aos que moram no Rio, por favor, além do exame para saber a compatibilidade, que é um exame de sangue simples, não deixem de doar sangue e plaquetas.

Para os que moram fora do Rio, o sangue e as plaquetas não chegam aqui, mas se você fizer o teste de compatibilidade da medula óssea já será uma ajuda fora do normal. Se você fizer esse teste em qualquer lugar do Brasil, em qualquer lugar do Mundo e ele for compatível com a Giulia eles vão avisar a família e eu tenho certeza que você nos ajudará a salvar essa princesinha, que ao mesmo tempo é tão pequena e uma guerreira super forte...

A Giulia vai precisar também de sangue e plaquetas. No mesmo dia você pode doar os dois no Hemorio, apenas diga que você quer doar sangue e plaqueta.

Para quem não puder doar sangue nem plaqueta, pode fazer apenas o teste de compatibilidade de medula.Os locais que podem ser feitas as coletas são:

Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti - HEMORIO
Rua Frei Caneca, 8 - Centro - Rio de Janeiro-RJ
CEP: 20.211-030
Telefone: (21) 2299-9442

Instituto Nacional de Câncer - INCA
Praça da Cruz Vermelha, 23 - 2º andar - Centro - Rio de Janeiro-RJ
CEP: 20.230-130
Telefone: (21) 2506-6580


O INCA e o Hemorio abrem também nos finais de semana:

INCA - Sábados de 08:00 ao 12:00

Hemorio - Sábados e Domingos das 07:00 as 18:00 (OBS: Se for fazer APENAS o teste de compatibilidade, o Hemorio só atende de segunda à sexta das 08:00 as 12:00)


Quando chegar no local por favor dizer que você está fazendo a doação para GIULIA HALLAIS SILVA LOURINHO, paciente do HOSPITAL DA LAGOA. Com esses dados eles te entregarão um comprovante da doação que vocês não devem esquecer de me entregar para que essa doação seja garantida para ela.


As condições básicas para quem quer doar sangue ou plaquetas são:

REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE/PLAQUETA

- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
- Estar bem de saúde
- Ter entre 18 e 65 anos
- Pesar no mínimo 50 Kg
- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação
- Não estar incluído em grupos com ocorrência freqüente de situações de risco para contaminação pelo HIV (fonte: www.aids.gov.br - prevenção) , tais como:
- Permanência em prisões;
- Usuários de drogas injetáveis;
- Profissionais do sexo;
- Homens que fizeram sexo com outro(s) homem(ns)."


ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM PROVISORIAMENTE A DOAÇÃO DE SANGE:

- Febre - acima de 37°C
- Gripe ou resfriado
- Gravidez
- Puerpério: impedimento de 90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana
- Uso de alguns medicamentos
- Anemia
- Cirurgias e prazos de impedimento:
- Extração dentária 72 horas
- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses.
- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses.
- Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação.
- Tatuagem: 01 ano sem doar
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
- Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano
- Ter tido parceiro sexual exposto a situação de risco para AIDS: inapto enquanto mantiver relações sexuais com este parceiro
- Amamentação



ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM DEFINITIVAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE:

- Hepatite B - soropositvo para o vírus da hepatite B (HbsAg e/ou anti-HBc)
- Hepatite C - soropositivo para o anti-HCV
- HIV- soropositivo para o anti-HIV
- Doença de Chagas
- Sífilis - soropositivo para marcadores da sífilis
- HTLV - soropositivo para HTLV I/II
- Alcoolismo crônico


Se você puder repassar esse email será muito importante pois as chances de encontrar uma pessoa compatível com ela são pequenas por isso quanto mais gente melhor e se não for para ajudar ela ajudaremos outra pessoa que precise, certo ?

Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.

Sobre a Medula, mais detalhes nesse vídeo.
Lembre-se, essa vida que você esta salvando, pode salvar a sua no futuro...

Deus abençoará a todos vocês. Tenho fé que encontraremos um doador compatível a tempo, e que deve ser uma pessoa muito especial!

Agradeço pela Giulia, sua família e todos que a amam!

2 comments:

Anonymous said...

Nossa, Dani! Eu fico arrasada toda vez que eu recebo uma mensagem dessas e me lembro de que nao posso doar. Logo eu que nao tenho o menor problema com agulhas! Bom, negociei com o meu noivo medroso um teste de compatibilidade. Ele jah doou sangue uma vez (convencido por mim) e se sentiu mal. Boa sorte para a Giulia.

Dani said...

Puxa, Jackie, eu também...mas vamos torcer para tudo dar certo.
Bjs