September 18, 2008

Immerman Angels


Esta semama descobri por acaso a Imerman Angels, uma organização muito bacana. A idéia é simples e ao mesmo tempo fabulosa: conectar sobreviventes de câncer entre si e formar assim uma grande rede de apoio e solidariedade.

A missão deles é que até janeiro de 2013 todo paciente de câncer nos EUA terá acesso livre a um sobrevivente de câncer dentro de 24 após seu diagnóstico.

Só quem já andou por esta estrada sabe como o caminho e delorido e solitário. Como me disseram uma vez, enfrentar o câncer é um pouco como enfrentar a morte: todo mundo apóia, todo mundo torce, todo mundo reza, mas no final é só com a gente e com Deus. O câncer também é assim -- temos tantos medos, tantas dúvidas, tantos questionamentos...e e nenhuma resposta.

Então a idéia de fazer com que você tenha acesso rápido a alguém que já sentiu na pelo o que você está sentindo hoje é fenomenal. Só de ouvir aquela voz, pensar que aquela pessoa realmente existe faz a gente acreditar que a vitória é possível, que os desafios se apresentam diante de nós para serem enfrentados com garra.

Conversei um tempão com o Jonny Imerman, que depois de enfrentar um câncer no testículo aos 26 anos, resolveu fundar a organização. O cara é muito empolgado e cheio de energia, dá para sentir na voz. A gente acabou vendo que tinha muito em comum: personalidade, idade, histórico de vida, interesses e até conhecidos... Foi uma conversa ótima que só ficou um pouquinho triste no final, quando lembramos de tantos jovens, também cheios de vida e garra que infelizmente acabaram nos deixando. Foi então que o Jonny me disse uma daquelas frases que vou guardar para sempre comigo. "É realmente muito triste quando perdemos alguém para a doença; esta é a parte mais difícil do nosso trabalho. Mas é justo por causa destas pessoas, que não podem estar aqui agora para continuar a luta, que continuamos trabalhando. É pensando no Felippe e em tantos outros jovens corajosos que acordamos todos os dias dispostos a fazer diferença e a trabalhar cada vez com mais garra e mais paixão para oferecer apoio, ajuda e acesso àqueles que ainda estão por aqui."

Falou e disse. Sinto a mesma coisa.

No comments: