January 19, 2008

Imagens

Resolvi mudar a ordem do post abaixo. Achei melhor avisar aos desavisados que estou incluindo fotos bem gráficas da cirurgia. Então se você é do tipo mais sensível (como eu sempre fui), pode ir parando por aqui. Não mova o cursor nem mais um milímetro e leia o post seguinte, bem explicadinho e com ilustrações bem didáticas.

Depois do disclaimer acima, sigo em frente. Agora, todo mundo já sabe que este post é para quem tem estômago forte, curiosidade excessiva ou espírito mórbido.

Ontem, pela primeira, vez vi as fotos da cirurgia e revi as fotos do tumor, esta massa doente e silenciosa que habitava meu fígado há tempos...

Pensei se deveria ou não postar as fotos aqui, pois são bem fortes, mas como na minha vida sempre prefiro encarar tudo de frente, isso não seria diferente. E desta forma mostro-me por inteiro, não só despida, mas mostro também as minhas entranhas. Eu, que sempre fui reservada, aos poucos começo a, literalmente, me conhecer melhor, me enxergar de forma diferente, me ver por outros ângulos. E acho que de uma vez por todas entendo que realmente não vim a este mundo a passeio...

Olhando estas imagens dá para ter uma idéia melhor da pauleira que foi esta cirurgia e de quão fundo fui tocada, furada e remexida. Não dá pra passar por uma experiência destas e não repensar a vida. Não dá para ter um troço destes retirado de dentro da gente e não se perguntar o que mais precisa sair. Não dá para olhar para tudo o que passei e me perguntar o que devo tirar desta experiência tão intensa. Como dizem os americanos, some food for thought...




A foto acima é do momento que os médicos chegam ao meu fígado. A aparência de um fígado normal é assim mesmo...a cor vermelha escura, uma textura meio granular.



Acima, a parte do fígado que foi ressecada. O tumor é só uma parte dela, a área mais arredondada. Os médicos operaram com uma margem bem generosa. O tumor tinha uns 6 ou 7 cm de diâmetro e os médicos tiraram quase 13 cm, ou 40% do meu fígado.




Mãos milagrosas cortam, recortam e costuram meu fígado de ouro.
Coisa de filme, não? Pois é, devo ter levado uns 2000 pontos!

3 comments:

Tássya said...

Oi, Dani! Tudo bem?
Conheci seu blog através do blog da Claudia e torci muito pelo sucesso de sua cirurgia.
Estava pensando agora e me bateu uma dúvida: você estava fazendo uma revisão por ano, certo? Esse tumor da foto cresceu em apenas um ano???? Os médicos não conseguiram detectá-lo nos exames anteriores?
Bom, te desejo uma excelente recuperação!!
Beijos!

Dani said...

Oi Tassya,
Obrigada pela torcida. Você nem sasbe como posts assim me emocionam.
Respondendo a sua pergunta, fiz o acompanhamento exatamente como os médicos mandaram: a cada três meses no primeiro ano, a cada seis no segundo e no terceiro e anualmente no quarto e no quinto anos. O último exame, em fins de janeiro de 2007, não tinha acusado nada, então recebi alta. O problema, de acordo com que pesquisei na internet, é que o ultrassom não costuma ver tumores com menos de 2 ou 3 cm e mesmo assim a eficácia é de 60/70% em todos os casos, então tudo me leva a crer que o safado do tumor já estivesse lá, talvez em tamanho menor, mas que os exames não conseguiram detectá-lo. Meus exames dde sangue também não acusaram nada!
Lição aprendida, vou fazer acompanhamento por tomografia daqui pra frente, mas se Deus quiser, e ele quer, não vamos achar mais nada.
Por favor, conrinue na torcida!
Beijos
Dani

Tássya said...

Nossa, que coisa estranha!!
Na minha família há vários casos de câncer (cérebro, pulmão, mama, útero), algumas pessoas já morreram devido a isso, inclusive. É uma doença muito complicada, silenciosa, mas você é iluminada, sem dúvidas! Escapar duas vezes não é pra qualquer um!!
Enfim, são provas pelas quais devemos passar e você tem se mostrado muito forte, superando cada obstáculo da melhor forma possível, procurando se melhorar, aprender e sem se revoltar.
Fique com Deus e que você continue com essa força que vem demonstrando!
Grande beijo e obrigada pela atenção!