January 20, 2009

E a América Volta a Ser "Cool"...














"Starting today, we must pick ourselves up, dust ourselves off, and begin again the work of remaking America."
Barack Hussein Obama



Não canso de dizer para o Blake que a posse de Obama marca um novo tempo para este país. Depois de oito anos de Bush e anti-americanismo explícito no mundo todo, de repente os Estados Unidos voltaram a ser cool. Obama tem status de pop star e atitude de um estadista. Se ele vai conseguir atender as expectativas do mundo inteiro, isto vamos ver com o tempo, mas que sua subida ao poder já é um bom começo, isto é indiscutível. É inegável a mudança de atitude que se vê não só nos americanos mas no mundo inteiro.

Quando fui ao Brasil no fim do ano não se falava em outra coisa... Cheguei a ver adesivos de Obama nos carros no Rio! E pela primeira vez em muito tempo, notei um ar de admiração quando as pessoas falavam nos EUA. Antes parecia que ser americano era sinônimo de ser chato, prepotente e ignorante. Várias vezes ouvia o pessoal dizer, "O Blake é americano mas é muito gente boa", como se ser americano inviabilizasse qualquer possibilidade de alguém ser 'gente boa', o que é muito injusto, pois o que mais existe é americano gente boa, assim como tem brasileiro gente boa, japonês gente boa e iraquiano gente boa.

Obama diz que vai usar seu nome do meio "Hussein" num eforço de dar uma repaginada mais que necessária nos Estados Unidos, numa tentativa de incluir suas raízes africanas e mostrar que todos, independente de raça, credo ou ideologia, são bem-vindos aqui.

Este tom inclusivo e conciliatório do presidente é muito legal e neste momento é o que este país precisa. Agora é torcer para que ele consiga implementar pelo menos alguma das mudanças prometidas.

A história já está escrita e só nos resta ver como o enredo se desenrola, mas que o Obama é o melhor garoto-propaganda que os Estados Unidos poderiam ter, isto é inegável. Como dizer por aqui, Obama é bi-partidário e pós-racial. Vive la Différence!

1 comment:

Rossana said...

Oi Dani,
também notei a mesma coisa... no Brasil se fala mais do Obama do que aqui, no meu meio de trabalho!

Ah, e quanto ao HGTV, eu até tirei a TV do meu quarto, pois não conseguia dormir... era um programa atrás do outro, todos quase iguais, mas viciantes!

Beijinhos!