January 16, 2009

-11C, sensação térmica de -20C mas Baltimore está fervendo...

Dá para acreditar numa coisa destas? Acho que depois que a temperatura cai deste jeito não faz muito diferença não...menos onze ou menos vinte, é congelante do mesmo jeito.

Barack Obama deve passar por Baltimore amanhã, a caminho de Washington, como fazem todos os presidentes-eleitos seguindo o exemplo de Lincoln, que saiu de trem da Filadélfia para Washington antes da posse. O pessoal aqui da universidade está animadíssimo e umas 150 mil pessoas são esperadas na War Memorial Plaza, que segundo a polícia só comporta 30 mil pessoas. Nem precisa dizer que vai ser o caos! Mas é uma alternativam, por incrível que pareça, menos estressante para o pessoal de Maryland que quer ver Obama de perto.

A lua de mel deste país com Barak Obama é inegável. Até website com a agenda da semana tem. Sting, Bruce Springsteen, Beyoncée e U2 já confirmaram presença. Nunca se viu uma posse tão comentada. Obama tem status de rock star, não de político. A posse vai ser um segundo Woodstock. Daqui a quarenta anos vai ter um monte de gente dizendo que enfrentou temperatura glaciais, que acampou no National Mall para ser parte da história. Juro que se a posse fosse em junho eu até tentaria convencer o Blake de ir ou até iria sozinha, já que adoro acontecimentos deste tipo, mas sair de casa às quatro da matina, com tudo preto e num frio de cão não dá para mim não.

Tudo indica que vou estar mesmo aqui, na labuta, ao contrário de 90% dos meus colegas de trabalham que vão tirar folga na terça. Nós, os proletários que vêm trabalhar, vamos tentar ver pelo menos o discurso na TV. Vai ser legal, pois pelo menos duas amigas minhas vão estar aqui e sempre gosto de ouvir o que elas têm a dizer sobre o assunto. Uma tem seus 50 e poucos anos e cresceu numa América segregada, a outra é filha de panamenhos e faz parte da primeira geração nos EUA, cresceu em Nova York e freqüentou excelentes escolas, aliando inteligência à oportunidade criada pela política de quotas, da qual é crítica. Gosto de conversar com elas, lúcidas e esclarecidas, mas ao mesmo tempo otimistas e esperançosas.

Ao que parece, a próxima semana vai ser movimentada por aqui. E que venham novos tempos.

4 comments:

Anonymous said...

Dani,
seu post é motivador para quem vai pegar frio não tão frio daqui a 10 dias...Só para vc saber que passei por aqui antes de viajar para deixar um beijo ;-)Cristina

Ana said...

Dani, eu to em Arlington e nao to com coragem pra encarar o frio e a multidao...e se cubra muito, eu peguei um resfriado no dia 31 e até agora tusso, a garganta resseca com a calefaçao, um porre total. Beijocas e boa inauguration ! Ah e o show do domingo vai ser mostrado na HBO, que parece que vai estar de graça pra quem nao tem :-)

Anonymous said...

Oi Dani,

Não querendo fazer inveja a ninguém, continuo aqui num calorzinho que para mim é ótimo, mas todo mundo reclama..rs.
Lá da Itália também as notícias são de frio. Que sorte estar aqui.

Mais uma vez queria dizer que fico muito contente pelo bom resultado dos seus exames e pelo reestabelicimento da sua avozinha.
Como já disse, sei exatamente o valor dessas duas notícias.
Continuo nos cursos que lhe falei até a próxima semana e, se tiver algum que me interesse em fevereiro, vou fazer.
Um beijo e manda um abraço meu para o Obama. Torço muito por ele, mas imagino que não vai ser muito fácil colocar a casa (e o mundo, de certa forma) em ordem.Uma boa semana,querida.

Anonymous said...

Ops!! Esqueci de dizer, no comentário anterior, quem eu era..rs
Gaby (Rio)