March 7, 2009

Estadão

A Val me mandou o link para uma matéria publicada no Estadão que aborda a questão do diagnóstico tardio de câncer em pacientes jovens.

É a segunda vez que o jornal toca nesta questão e espero que ela volte à pauta outras vezes. Não se pode conceber que câncer seja a segunda causa mortis entre adolescentes e jovens.

No caso dos jovens adultos, acho a doença ainda mais grave, pois muitos de nós já não somos mais dependentes de nossos pais nos planos de saúde e por nos acharmos indestrutíveis ou por falta de rescursos financeiros acabamos descobertos. A Thalita foi um destes casos: trocou de emprego e trabalhando como pessoa jurídica nunca pensou que ficaria doente. Mas ficou, ficou e o diagnóstico demorou, o tratamento atrasou e ela não está mais aqui. Ela e muitos outros, porque muitos médicos ainda acreditam que câncer não aparece em jovem e que enjôos e mal estar devem ser coisa da nossa cabeça.

Espero que outros estudos comprovem o que todo mundo já sabe: que a cada dia mais jovens morrem de câncer e muitas vezes poderiam ao menos ter recebido um tratamento melhor, se tivesse descoberto a doença mais cedo.

2 comments:

Ana Claudia Lintner said...

Dani, tem um selinho do dia da mulher lá no blog pra vc. Espero que goste.

Beijos!
Aninha

Anonymous said...

Oi Dani,

Com certeza a descoberta precoce da doença é a grande salvação.
Outro li numa revista italiana que já haveria possibilidade de se ter uma vacina para o cancer de mama, mas que isso ainda demoraria alguns anos e os laboratórios investem mais em coisas que poderão dar um resultado mais imediato.
Fiquei triste, porque não consigo compreender essa lógica.
Aproveito hoje, dia internacional da mulher, para te mandar um beijo, agradecer pelo carinho e atenção e desejar uma ótima semana.
Ainda estou no Rio e só devo viajar no fim do mes.
Ciao
Gaby