July 2, 2009

Ciclo

Hoje recebi duas notícias um tanto quanto inesperadas e estranhamente interligadas...

Logo de manhã a Andressa me telefonou. Ao que parece, a Giovanna vai apressar sua chegada e não vai conseguir esperar a tia chegar, na quarta-feira. Tudo indica que a danadinha vai nascer na segunda! Ao ouvir a notícia, já fui logo reclamando, "Esta aí já vai nascer sacaneando os outros!"

E como era esperado, a bebezinha, que ainda nem nasceu, já foi imediatamente defendida pela mãe, que foi logo contestando: "Não é culpa dela! Ela nem quer sair, mas a médica disse que se o bebê já está pronto, não há motivos para esperar. O objetivo é evitar ao máximo que eu entre em trabalho de parto," Andressa me explicou.

Para quem não sabe, a irmã mais nova da Chiara AKA Kika vai nascer antes dela completar um ano, o que torna a gravidez da minha irmã mais arriscada do que uma gravidez normal, já que nesta situação o risco de ruptura do útero aumenta. Então, brincadeiras à parte, quero o que for melhor para minha irmã e para minha sobrinha. Claro que adoraria estar no hospital na hora do nascimento, mas posso esperar dois dias a mais para vê-las sem o menor problema. Assim já vejo todo mundo em casa e já entro no rodízio das noites sem dormir.

Poucas horas depois, à tarde, recebi um SMS da Elizabeth me avisando que a Monica estava muito doente e seria entubada. A Elizabeth acha que ela não tem mais do que um punhado de dias de vida. Simplesmente inacreditável. Uma jovem mãe de quatro filhos que vem travando uma batalha corajosa contra a GVHD ou DEVH, mesma condição que abateu o Todd.

É muito triste acompanhar uma história destas de perto, conhecendo os pais dela, o marido e vendo as fotos dos filhotes, que tem entre 12 e menos de 2 anos. O pior é saber que tanto o Todd quanto a Monica lutaram tanto, sofreram horrores, mas acabam partindo no final... Nestas horas a gente não entende muito o porquê. Acho que só Ele lá em cima para explicar.

Mas a fato é que todas estas experiências dolorosíssimas acabaram me ensinando muito em pouquíssimo tempo. Com elas aprendi que não existe explicação para muita coisa, então não adianta perder tempo com questionamentos ou revolta. Aos meus olhos, mais do que nunca, a vida se apresenta como um círculo de nascimento, morte e renascimento e não cabe a nós entender os mecanismos intrínsecos a ele; só nos resta aceitar.

Nos últimos 12 meses tive que me despedir de muita gente querida (dias depois da morte do Todd, perdi um outro amigo, o Ivan, de Recife, que era o máximo!) e no meio de tantas lágrimas e tanta tristeza, aos poucos vou encontrando algum alento, ao pensar que meus amigos estão todos vivendo felizes lá em cima, para onde tenho certeza que foram, e onde não há doenças, tumores, cirurgias ou quimioterapias, onde só existe a paz.

Quero um dia poder receber a notícia da morte de alguém com serenidade e esperança, os mesmos sentimentos tão presentes quando sabemos do nascimento de um bebê. Me lembro de uma palestra que assisti há muitos anos num Encontro de Adolescentes, que por sinal detestei.

A palestrante convidada dizia que deveríamos encarar esta vida terrena como uma gestação, como uma preparação para a real vida que ainda vem pela frente, que é a vida eterna. Ela lembrava que do mesmo modo como o bebê chora quando vem ao mundo, nós choramos quando alguém parte dele...e pelo mesmo motivo, porque não sabemos o que vem pela frente, porque saímos da nossa zona de conforto rumo ao desconhecido.

Quem me dera encarar a vida e a morte desta forma...mas aos poucos quem sabe não consigo ao menos aceitar que tanto uma como outra fazem parte do mesmo ciclo da nossa existência?

Enquanto isto, me preparo para dar adeus à Monica e boas-vindas a Giovanna, que Deus esteja com as duas em momentos tão diferentes.

2 comments:

Silvia said...

Que Deus lhe de apoio para enfrentar todas essas emoções.
Se precisar de alguma coisa, é só falar, viu? Estou aqui por você!
Beijocas!

Cristina said...

Bela análise Dani. Suspeitei que vc tivesse vindo. Já ia te perguntar, o post respondeu. Fique com Deus e que a Giovana venha ao mundo com saúde, e que mamãe Andressa fique cheia de felicidade e saúde!!! bjs