May 28, 2009

Surpresa

Ontem na hora do almoço passei no hospital para ver o Todd. Na véspera tinha ido visitá-lo, mas ao chegar lá a Carmi me falou que ele tinha acabado de dormir. Como ele estava entubado, preferimos deixá-lo descansar.

Notei, ali na porta do CTI, que naquele momento quem precisava de mim era ela, que precisava falar. Conversamos pouco menos de uma hora sobre as opiniões médicas e as opções de acompanhamento/tratamento a longo prazo para o Todd. Todos concordam que eles devem voltar para o Iowa assim que a situação dele se estabilizar. Lá eles tem família e amigos, lá eles estarão em casa, mais perto de uma vida normal. Ao final da nosa conversa, Carmi estava mais tranquila e me agradeceu pelo carinho, disse que poder contar com a Elizabeth e comigo nos últimos meses tem ajudado bastante. Fiquei feliz e saí de lá mais aliviada. Embora ainda estivesse no respirador, o estado de saúde do Todd era melhor, garantiam os médicos.

Então, ontem, ao entrar pela primeira vez no novo quarto de CTI quase não acreditei. O Todd estava sentado, bem ereto, com o comuputador numa mesinha e um livro de economia na mão! Quase caí pra trás! Falei com ele rapidamente e notei que ele não me deu muito papo, estava concentradíssimo. A enfermeira entrou disse que ia precisar puncionar uma veia, mexeu nos fios, mas ele parecia em transe.

A Carmi me puxou pro lado e disse "Cheguei aqui às 7.30 e ele já estava estudando, parece que o prazo de entrega do trabalho é hoje! Ontem ele estava todo entubado lendo o tal livro. Disse que tinha perdido um dia de aula e precisava compensar." Pois é, não seria mais uma visita ao CTI que iria estragar os planos do Todd de continuar a faculdade. "Já perdi muito tempo quando era mais novo, agora falta um ano e meio pra eu me formar. Depois engato o mestrado," ele tinha me confessado antes.

E ali, naquele quarto de CTI, me senti pequena. Pequena por enxergar muitas vezes obstáculos insignificantes ou que sequer existem, pequena por às vezes pensar em desistir antes mesmo de começar.

Aquela cena, que se eu tivesse que sintetizar em uma palavra seria "determinação" me fez lembrar a frase do Cocteau que eu vivo dezendo aqui "Não sabendo que era impossível, foi lá e fez." Com a mesma tranquilidade e estoicismo de sempre, com pouquíssimas palavras, ontem mais mais vez o Todd deu mais uma demontração de fibra, resiliência e determinação.

2 comments:

Josi : Agita Cristão said...

OLÁ. mUITO PRAZER ME CHAMO jOSILENE SOU DE VOLTA REDONDA/RJ QUEM É TODD??? ELES TA DOENTE CERTO????
POSSO SABER O QUE ELE TEM??? E GOSTARIA MUITO DE AJUDAR, ESTAREI ORANDO POR ELE.

ELE É DE ONDE???
ABRAÇOS
FIQUE COM DEUS


FIQUE COM

Dani said...

Oi Josi,

Obrigada pela visita e pelo carinho. Desde j'a agradeço suas orações pelo Todd e peço que ore pela Monica e pela Lilian, outras pacientes que viraram minhas amigas no hospital.

O Todd e a Monica fizeram transplante de medula e lutam contra complicações. Mais sobre o Todd aqui http://contemporarycinderella.blogspot.com/2009/04/todd.html

A Lilina tem câncer no intestino e é uma menina legal demais!

Bjs e fique com Deus!