May 14, 2009

SEM PRECONCEITO, SOMOS MAIS


Para quem está no Rio, vale a pena participar e apoiar o movimento abaixo.

Dados recentes sobre a doença*:

O número de pessoas vivendo com HIV em 2007 é estimado em 33,2 milhões (em 2006 eram 39,5 milhões), portanto havendo uma redução de 16%. Entre os infectados adultos, exatamente a metade refere-se ao sexo feminino. O número de novos casos - adultos e crianças infectados durante o ano de 2007 - foi estimado em 2,5 milhões, também abaixo dos dados anteriores. Cerca de 68% (mais de 1/3) destes novos casosocorreram na África subsaariana. O total de óbitos durante o ano de 2007 foi estimado em 2,1 milhões, tendo 76% deles ocorrido na África subsaariana. Diariamente,
6.800 pessoas tornam-se infectadas e 5.700 morrem de Aids, a maioria devido ao acesso inadequado aos serviços de prevenção e tratamento.

Na América Latina, o número de infectados entre adultos e crianças é de 1,6 milhão, enquanto o número de novas infecções em 2007 (100.000 casos) permaneceu estável; a prevalência global em adultos, na América Latina, é de 0,5%, tendo ocorrido 58.000
óbitos no ano passado. O Brasil possui 1/3 (620.000)de todas as pessoas vivendo com HIV na América Latina. Na Argentina e no Uruguai a epidemia está sendo devida, em sua grande maioria, a sexo não seguro, predominantemente entre heterossexuais, enquanto na Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru a transmissão
predominante ocorre entre HSH.

* Estudo publicado por Hélio Vasconcellos Lopes, Coordenador do Programa Municipal DST/AIDS/Hepatites da Secretaria de Saúde de Santos. Professor Titular de Infectologia da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC.

-------------------------

SEM PRECONCEITO, SOMOS MAIS

A 26ª Edição do Memorial das Velas Acesas, tradicional evento de luta contra a AIDS, já tem dia marcado. Próximo domingo, 17 de maio, a partir das 14h, com ponto de encontro no Largo do Machado. O objetivo do evento é relembrar as vítimas da AIDS em todo o mundo mas, principalmente, manter o compromisso contínuo de promover informação e lutar contra o preconceito aos portadores do vírus HIV.

Por isso, profissionais de Saúde, estudantes, voluntários e multiplicadores do Grupo Com Vida, do Hospital Universitário Pedro Ernesto, apresentarão atividades lúdicas, roda de capoeira e oficinas que debaterão temas relacionados à sexualidade, DSTs e AIDS.

Numa sociedade, onde a informação circula aceleradamente, o grupo Com Vida não quer parar no tempo e, organizando pelo sexto ano consecutivo a atividade, quer motivar a unidade com o tema: “Juntos Nós Somos a Solução”. Venha participar. Para isso, basta trazer a solidariedade.


--
Coordenadoria de Comunicação Social, Eventos e Humanização do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Comhupe
Tel.: (21) 2587- 6258 / 6548
Av. 28 de Setembro, n° 77 - Rio de Janeiro - RJ - CEP:20551-030

1 comment:

Débora said...

Dani, obrigada pela divulgação. Beijo