March 19, 2009

Narcisos de novo...


Ontem recebi um email sobre a morte de um outro rapaz, voluntário na mesma organização que eu frequento: 26 anos, câncer de pulmão. Detalhe: ele nunca acendeu um cigarro na vida. Lutou por quase quatro anos contra uma doença covarde e feroz, manteve o otimismo até o final, aceitando a sentença de uma forma serena. Inacreditável.

Deixou também uma fundação para ajudar jovens universitários que, assim como ele, muitas vezes se veem forçados a interromper os estudos por motivos de saúde e, às vezes, financeiros. Acho muito legal a preocupação que os americanos em geral tem com o próximo. Vejo também que isto pode ser uma forma de tentar se perpetuar um pouco. É quase impossível aceitar a morte, ainda mais aos 26 anos. Mas ao admitir que não estaremos aqui fisicamente, só nos resta mesmo tentar deixar algum tipo de legado para que nossa memória permaneça viva e outras pessoas possam lembrar de quem um dia fomos. Bonito saber que mesmo em outro plano, ele vai ficar aqui conosco e mesmo lá do outro lado, ele vai continuar ajudando jovens aqui.

Detesto chavão, mas nestas horas a gente percebe que a vida segue...mais dura para uns e mais fácil para outros mas ela segue em frente e não espera ninguém. Ontem mesmo tive esta lembrança, ao receber de presente da minha chefe narcisos, as flores que marcam o início da primavera e a esperança incessante na luta contra o câncer. Em lembrar que ano passado, estava num shopping vendendo as mesmas flores para a American Cancer Society. Ainda me recuperando da cirurgia, tentando me encontrar mais uma vez e em busca de um pouco de paz. Não sei se já achei a paz, mas olhando para trás, só tenho mesmo que agradecer por mais uma chance de estar por aqui, presente, viva e saudável. Ao chegar hoje ao trabalho percebi que os botões que tinha deixado aqui na noite passada hoje são os narcisos lindos e completamente abertos. (podem conferir na foto!) E celebro assim a chegada de mais uma primavera no hemisfério norte. Que venham muitas!

2 comments:

Tita said...

Dani... suas palavras são tão lindas quanto as flores... Parabéns admiro muito sua força...

Dani said...

Tita,
Obrigada pela visita e pelo carinho!
Bjs