August 8, 2008

ALERTA URGENTE - SOLIDARIEDADE AO DR JOAQUIM RIBEIRO FILHO

Ainda bem que tem gente indignada no Brasil!

Abaixo o Macartismo as avessas!

Carta de apoio:

O GRUPO TORTURA NUNCA MAIS/RJ vem a público denunciar a truculência do Estado brasileiro contra o cirurgião Joaquim Ribeiro Filho, chefe da equipe de transplantes do Hospital Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, instituição de referência internacional em transplantes de fígado. Acusado pelo Ministério Público de desrespeitar a fila dos transplantes no Rio de Janeiro, Joaquim Ribeiro Filho foi preso no último dia 30 de julho, pela Polícia Federal, que protagonizou um lamentável espetáculo midiático, para o qual a imprensa brasileira foi convocada a acompanhar e registrar, iniciando campanha difamatória, destinada a transformar uma acusação em condenação, pelo tribunal da opinião pública.
Condenado a priori pela operação policial, denominada "Operação Fura-Fila", o médico pioneiro na realização de transplantes de fígado no Rio de Janeiro, doutor pela Universidade de Paris, foi mantido preso e incomunicável por oito dias no presídio Bangu 8, sob a alegação de que poderia prejudicar as investigações, quando, na verdade, tenha manifestado, todo o tempo, por meio de seus advogados, a disposição de colaborar com as investigações em curso, respondendo às acusações que pesam sobre ele.
O GRUPO TORTURA NUNCA MAIS/RJ repudia esta demonstração de flagrante arbítrio e desrespeito à honra e à dignidade do Dr. Joaquim Ribeiro Filho, a quem hipoteca inequívoca solidariedade. Sua prisão ocasionou o desmonte repentino do serviço de transplantes no Hospital Clementino Fraga, onde centenas de pacientes esperam por uma chance de vida. O expediente da prisão preventiva contra o Dr. Joaquim Ribeiro Filho fortalece e banaliza um modelo de Estado penal e punitivo, no qual o libelo acusatório da imprensa substitui o processo e as garantias de defesa, os direitos humanos são ignorados e as práticas repressivas de exceção são naturalizadas. Solicitamos que este alerta seja amplamente divulgado e que mensagens de apoio sejam enviadas para o blog:
http://transplantevida.blogspot.com/

PELA VIDA PELA PAZ TORTURA NUNCA MAIS!
www.torturanuncamais-rj.org.br/
Rio de Janeiro, 06 de agosto de 2008

No comments: