May 2, 2008

Minha nova rotina






Olhando a foto aí de cima já dá para ter uma idéia da minha nova "vida corporativa". O Blake, organizado que só, já montou um escritório para mim no andar de cima, mas nos meus primeiros dias, a minha cozinha acabou virando local de trabalho.

Hoje completo uma semana na minha nova rotina. Além de ser repóter financeira, agora trabalho de casa. Isso mesmo, meu escritório fica a uns 20 passos da minha cama! Brinco com o Blake que sou a única executiva que se apronta para o trabalho na véspera, quando saio do banho e coloco um pijama cheirosinho, antes de dormir. Como a Jackie bem disse, sou mais uma executiva de pijama! Meu ternos são bem comfortáveis, de flanela, de oncinha, verdinho, rosinha... Uma maravilha.

Sei que só faz uma semana, mas até que estou gostando, tenho que admitir. Cold calling, ou seja, ligar para estas empresas do nada, ainda me deixa um pouco apreensiva, mas é só conseguir o CEO na linha que tudo fica ótimo. Coversar com gente inteligente sempre me faz bem e aos poucos vou desenvolvendo minha metodologia própria. Por enquanto já inventei a minha primeira regra: jamais entrevistar CEOs com menos de 45 anos. Estes caras são simplesmente insuportáveis. A grande maioria é estressadíssima, egocêntrica e pedante. Eu, sinceramente, não tenho paciência para isso. Prefiro os CEOs/CFOs mais velhos e mais experientes que sabem exatamente o que estão falando. Menos trabalho pra mim, que não preciso tentar tirar leite de pedra.

Comecei este trabalho com os dois pés atrás, já que detesto finanças e sempre tive verdadeiro desprezo por estes "tipos". (É claro que sempre há exceções e alguns grandes amigos meus habitam este mundo, mas a maioria deste povo não me interessa nem um pouquinho.) Gosto de conversar com o pessoal de biotecnologia, cientistas e empresários que além de superinteligentes têm um ideal que não serve apenas o prórpio bolso, então sempre que posso, vou atrás deles. Gosto de gente que me serve de inspiração.

Este novo "gig" (que é a gíria americana equivalente à brasileira "trampo") tem me surpreendido bastante, pois depois de tanto tempo acabei descobrindo que ainda existe uma repórter xereta dentro de mim. Meus texto têm saído muito bons e feito meus editores felizes, uma boa massagem no meu ego, que estava mais que necessitado.

Bom, fico por aqui, pois tenho que acabar outra matéria. Hoje entrevistei o CEO e fundador da Neat Receipts, uma empresa superbacana que desenvolveu um scanner "inteligente" que transfere toda a informação das suas notas fiscais para uma planilha excel. Não é o máximo? Até eu estou pensando em virar cliente.

Como diz o Blake, que sabe não consigo tirar ainda mais vantagem deste emprego... Trabalhar de pijama, comer em casa e economizar o dinheiro da gasolina -- nada mal.

No comments: