January 24, 2008

Sorte

Minha mãe sempre me disse que eu era uma menina de sorte, pois nasci no dia 1 de novembro e sendo assim tenho a proteção de não um, mas de todos os santos! Quando era pequena me lembro que ganhava muitas rifas e sorteios, mas conforme fui crescendo parece que a sorte resolveu se bandear para outros lados. Fiquei séculos sem ganhar nada, até que há uns dois anos ganhei uma Montblanc linda no sorteio de um restaurante em Brasília! Ganhar a caneta foi relativamente fácil, pegar o prêmio é que foi difícil, pois tive que receber pessoalmente e isso levou um bom tempo, já que convenhamos que Brasília não fica ali do lado.

Mas voltando a história da sorte, nos últimos dias tenho me achado tudo, menos sortuda. Que sorte é essa ter que passar por duas cirurgias no fígado em cinco anos? Como sempre disse, uma cirurgia já é mais do que qualquer ser humano merece, que dirá duas! Todos os exames invasivos, contrastes, internações, diagnósticos bombásticos, tratamentos...onde foi parar a minha sorte? E o que estavam fazendo todos os santos que não me tiraram desta?

Aos poucos me vem a resposta. Pesquisando na Internet, descobri que em casos de câncer no fígado, somente 15% a 10% dos pacientes podem se beneficiar da ressecção, já que na imensa maioria dos casos o tumor já se espalhou por todo o fígado e às vezes até por outros órgãos ou ainda o fígado simplesmente não é saudável o suficiente para aguentar uma cirurgia delicada. Agora começo a entender a calma dos médicos quando me diziam que eu tinha que estar feliz, pois meu caso tinha uma solução relativamente fácil, ao contrário de muitos outros. Acostumados a tanta desgraça, no fundo devem ter me achado uma menina mimada. Mimada eu não sei, mas traumatizada certamente.

Tenho sorte também de ter uma família estruturada que me deu todo o apoio durante os períodos mais conturbados da minha vida. Meus pais e irmãos estiveram sempre muito próximos a mim, e só saíram do meu lado na hora da cirurgia. Graças a Deus e aos meus pais, pude ter todo o conforto à minha disposição, dos exames mais complexos a pequenos mimos que fazem toda a diferença. Num país onde muita gente morre na porta do hospital esperando por socorro, me considero uma pessoa de muita sorte.

Os amigos são um verdadeiro tesouro, por mais cliché que esta frase possa parecer. Dos médicos que me tratam com um carinho singular, aos amigos mais próximos que não paravam de ligar, que num piscar de olhos doaram litros e litros de sangue, que ficavam de plantão no hospital, que fizeram com que meu quarto mais parecesse um jardim de tantas flores, que fizeram com que meu tempo passasse mais rápido com as visitas sempre alto astral.

Outra sorte grande foi ter o Blake ao meu lado este tempo todo. Esta segunda cirurgia foi um golpe que nenhum de nós esperava e desta vez meus pais já estavam muito fragilizados e a minha irmã, que ficou comigo todos os dias no hospital, estava grávida e por isso não poderia ficar internada comigo de novo. Mas o Blake estava lá, firme e doce ao mesmo tempo, e de uma dedicação absurda. E honestamente, isso fez toda a diferença, pois me fez perceber que quando aceitei o pedido dele naquela tarde de agosto no Nannai, tinha tomado a decisão mais acertada da minha vida. É quase impossível acreditar que tenha achado este ser humano maravilhoso e minha alma gêmea num destes sites de Internet. Bem que a minha mãe sempre disse que eu era uma garota de sorte. Tenho certeza que nesta hora, todos os santos estavam bem acordados e olhando por mim!

3 comments:

Anonymous said...

Você merece estar bem !!! ..
Acompanho seu blog ... Mesmo sem comentar .. E fico feliz !!!

=)

Dani said...

Lilly,
Que bom que vc tem me acompanhado! Melhor ainda ver seu comentário!
Bjs

Camila D. said...

Olá... li seu blog inteiro, vc é uma vencedora... estou torcendo por vc e por todos aqueles que passam pelo cancer... Doença que tirou minha mae tao jovem qdo eu ainda nao tinha 2 anos e há 2 anos levou uma prima querida jovem tb... Deus quer o melhor para nós, e pensamentos positivos e muita fé é a base para tudo! Boa sorte!!!! Beijos Camila Margarizzi