November 17, 2010

Mais vídeos educativos

Como acho que não vai dar tempo de fazer a aula de amamentação, peguei na biblioteca o vídeo que tinham me recomendado.

Como várias pessoas próximas tiveram muita dificuldade nesta fase queria estar mais ou menos preparada para a situação – ao mesmo tempo que estou 100% consciente de que na hora muda tudo!

Uma coisa que me intriga sobre estes vídeos é que eles escolhem pessoas estranhíssimas como personagens. Não quero julgar ninguém, mas ao assistir um vídeo educativo seria no mínimo interessante poder ver alguém, digamos assim, que se pareça com a gente, que esteja na média. Sou muito acostumada com esta turma alternativa até porque apesar de bem mainstream, sempre fui ligada em medicina alternativa, terapias holísticas e etc., mas assitir vídeos e mais vídeos onde os personagens principais parecem saídos de hospícios é dose!

A pergunta que não me sai da cabeça é “Se o objetivo do documentário é desmitificar a amamentação ou o parto normal, por que diabos escolhem os freaks para ilustrar o assunto?” Não tem ninguém na média, só povo hipongo que parece que perdeu o caminho de volta de Woodstock. O triste é que é difícil enxergar credibilidade numa coisa assim...

Bom, talvez seja este um novo nicho: usar presonagens relativamente normais, que trabalhem e tenham vidas bem medianas, como estrelas dos novos vídeos educativos para gestantes... Querem que a gente encare estas coisas como algo normal, mas tudo que se vê por aí – tanto nos vídeos educativos quanto nos reality shows (Kate Plus Eight, Octomom, the Duggars & cia.) é um verdadeiro circo.

No comments: