February 7, 2008

Top Model


Pois é, estou cumprindo minhas promessas para o ano de 2008. Sempre quis me envolver mais com projetos sobre câncer, especialmente em jovens adultos. Por incrível que pareça, nos EUA câncer é a segunda causa mortis entre jovens, só perde para acidente de carro. No Brasil, deve ficar atrás também dos homicídios, mas o fato é que tem muita gente nova sofrendo com a doença.


Há quem diga que estes casos sempre existiram mas não eram diagnosticados e há quem acredite que há algo muito estranho acontecendo conosco, pois câncer era doença rara. O fato é que a doença está cada vez mais próxima de nós, mas há um vácuo muito grande de informação no que diz respeito ao câncer em jovens adultos, entre 18 e 35 anos. Muito se escuta falar em câncer infantil ou em câncer em pessoas mais velhas, mas não há quase nada a respeito da doença em jovens.


Foi isso que me levou ao Planet Cancer (http://www.planetcancer.org/), um forum que trata exclusivamente deste assunto. Como já é de se esperar, há histórias lindas, finais felizes e nem tão felizes, mas uma solidariedade imensa. É muito bom saber que não estou sozinha neste barco, pois ser a "doente" da família ou do grupo às vezes enche o saco. É legal ver que tem gente muito parecida comigo que passa pelos mesmos perrengues que eu passo. Foi por isso que resolvi fazer parte do grupo.


O fórum é muito bacana e as discussões bem relevantes. Um dos meus tópicos favoritos obviamente é "Cicarizes e desfiguração". Cada história de arrepiar. Gente sem olho, sem pedaço do pé, que continua seguindo em frente de cabeça erguida. Lendo histórias de tanta coragem resolvi deixar um comentário lá sobre usar bikini mesmo tendo a cicatriz da Mercedes ocupando toda a minha barriga.


E não é que anteontem recebo um email do pessoal do Planet Cancer perguntando se pode usar meu post num livro que eles vão publicar reunindo frases marcantes de vários sobreviventes? E não foi só: querem uma foto para ilustrar meu comentário! Quase caí da cadeira quando li o email! Ainda não tenho certeza se eles vão usar a foto, mas já fiquei super feliz só por ter sido lembrada.


E para vocês não ficarem muito curiosos, resolvi postar aqui o comentário e a foto que mandei:


After I had surgery to remove two large tumors from my liver, I ended up with a huge scar that looks like the peace sign or the Mercedes Benz logo. I mean, the scar covers my whole stomach. Most people thought I would never wear a bikini again... And how wrong they were! I am very proud of my trophy! In the beginning I was a little self-conscious and the stares and looks I used to get every time I went to the beach or to the club bothered me. Now, after five years, my belly is once again my favorite part of my body. It reminds me of how lucky I am. I have smaller scars on my side. I barely notice them...
Às vezes penso que tem muita gente que deve achar que depois de tanta coisa, acabei perdendo o meu juízo, mas a verdade é que agora começo a fazer as pazes comigo mesma. Só para encerrar o post "Família Adams", hoje peguei meu tumor, que os médicos chamam de "peça" e "lâminas", dependendo da apresentação. Vou levar esta maravilha pros EUA na minha necessaire, junto com meus batons e lápis de olho. Se a Courtney Love carregava as cinzas do Kurt Cobain para cima e pra baixo, por que não posso levar um pedaço (ainda que podre!) de mim na minha bolsinha de maquiagem?
Antes que chamem o Pinel, estou levando o material e os meus exames para que os médicos de Hopkins possam analisar. Sei que meu humor às vezes é um pouco mórbido mas ainda não surtei de vez.

5 comments:

Fernanda França said...

No ano passado, escrevi uma matéria sobre câncer, mas foquei principalmente no diagnóstico precoce, principalmente porque muitos casos podem ter cura (e quantas mulheres deixam de fazer exame nos seios e tantos outros, né?). Se quiser, te mando por e-mail, me mande o endereço. Logo lembrei de te dizer isso quando conheci seu blog. Beijos, querida. Vc está linda na foto!!! :o)

Dani said...

Fernanda,
Mande a matéria sim! Este assunto me interessa muito. Acho que merece mais destaque do que tem tido. Meu email: dani.m.duran@gmail.com
Beijos

Andréa said...

Lindona!!

Ana Claudia Lintner said...

Dani,
que bravura, que grande exemplo voce nos da. Parabens, que voce seja a cada dia mais feliz.
Um beijo e obrigada por compartilhar sua licao de vida conosco.
Ana Claudia
www.aninhaleal.blogspot.com

Anonymous said...

Dani, espetacular, to morrendo de rir!!! E parabéns pela inserção no livro, já tá chegando mais perto hein!!! O mal que vc tirou pela raiz de vez agora vai na necessaire da mala que vc despacha ou no zip loc da mala de mão? (é um detalhe só, mas já pensou eles olhando no raixo X? eles não conhecem teu bom humor rsrs!!!)