December 1, 2008

Luz no Fim do Túnel

Hoje minha mãe me acordou com uma notícia ótima: a transferência da minha avó para a unidade semi-intensiva finalmente foi autorizada, o que quer dizer que ela já está respirando sozinha e que a família vai poder ficar com ela muito mais tempo! Agora é só rezar para que um leito seja liberado logo.

Falei com a minha avó ontem. Minha tia me ligou do hospital e colocou o telefone no ouvido dela. Fiquei lá enchendo os ouvidinhos dela de abobrinhas mas ela pediu que eu continuasse falando. Avisei a ela que falta pouco para eu chegar no Brasil e que quer vê-la fora do hospital no Natal. Avisei que já tinha comprado o vestido e as lembrancinhas do batizado e que ela precisava estar lá. Pedi para que ela reunisse todas as suas forças nesta etapa final da maratona. Parece que ela escutou nossos pedidos. Se os médicos autorizaram um horário de visita mais extenso pois achavam que o estado de saúde dela tinha estagnado, agora devem ter certeza da importância da família junto ao doente no CTI. Isso deveria ser lei!!!! O fim do horário de visitas limitado em CTIs. Aqui nos hospitais dos EUA, as visitas em CTI são liberadas a qualquer horário. E sabe como é americano, tem que basear tudo em evidências, então os estudos comprovaram que o paciente se recupera mais rápido quando têm a família ao lado. Antes que alguem processasse, os hospitais acharam melhor ser mais flexíveis.

Agora espero que ela consiga falar conosco em breve. Se não me engano, em pouco tempo começa tudo outra vez, eles vão fechando a traqueostomia aos poucos com muita fisioterapia e fono. A psicóloga continua indo lá, pois a maioria das pessoas tem achado a minha avó um pouco deprimida, afinal já são 70 dias de CTI, quem não estaria se sentindo assim no lugar dela?

Mas ao que tudo indica, meu presente de Natal está a caminho... Este fim de semana armamos a árvore e recebemos o sofá e o tapete da sala. Depois coloco fotos aqui. Agora é rezar para as coisas continuarem progredindo... Chega de sufoco!!!

3 comments:

Anonymous said...

Que noticia boa Dani!! Nao sabia que os CTIs aqui nos EUA tem visita a qualquer horario, o Brasil poderia seguir essa iniciativa. Nao sei como alguem pode esperar que uma pessoa em estado grave aguente / tenha forcas e vontade de viver quando esta isolado de todos. Nao faz o menor sentido. Ja ja voce vai poder dar um grande abraco na sua avo :-)

Anonymous said...

Que maravilha, Dani! Domingo fui à missa e rezei pela sua avó e pelo avô de uma amiga minha. Pelo visto, já está dando resultado! Lembrei muito da sua família nessa missa porque era o primeiro domigo do Advento, e vc comentou do calendário alguns posts atrás.
Beijos.

Anonymous said...

Que boas notícias Dani, ainda que eu esteja vendo-as atrasadas. Essas semanas tão punk para mim. bjs