October 19, 2007

Pesquisa...

Agora que dei o pontapé inicial e já tenho meia-dúzia de páginas escritas, estou entrando de cabeça na pesquisa para o livro.

Hoje soube que a minha "amiga" Kris Carr vai estar no programa da Oprah segunda-feira, dia 22 de outubro. Justo no meu quinto aniversário e no dia que eu me torno oficialmente "cancer-free"!!! Como diz a minha mãe, nada acontence por acaso. Muito legal esta menina aparecer na Oprah... Minhas ambições são menores...só quero ver meu livro lançado e uma entrevista pro Jô já está de ótimo tamanho.

Por conta da Kris, ouvi falar do Dr. Randy Pausch. Para encurtar a história, o cara é um gênio, professor de "Realidade Virtual" na Carnegie Mellon University. Há pouco tempo ele soube que tinha câncer no pâncreas. Fez a cirurgia, mas o raio da doença desgraçada parece ter voltado e os médicos deram a ele entre seis e três meses de "boa saúde". De cortar o coração. O cara é super bom astral, tem uma esposa maravilhosa e três filhinhos lindos. Ele diz que não acredita muito em milagres, mas eu acredito neles cegamente e já incluí mais um nome na minha listinha.

O Dr. Rasch fez um discurso de despedida lindo na universidade mês passado. Quem tiver curiosidade de conhecer este ser humano de tirar o chapéu, vale a pena entrar no site dele e se emocionar:
www.randypausch.com.

Lendo o site dele, segui um link e fui para numa página bem educativa sobre "câncer em geral". E olhem só o que eu descobri sobre o meu caso:

Across the world, 7 out of every 100 people diagnosed with liver cancer (7%) will be alive 5 years later. But 8 out of 10 liver cancer cases (80%) are found in developing countries, where it can be difficult to get treatment. The outlook may be better for the UK. The figures also vary widely depending on the type of treatment that you have.

(...)

For those who have surgery to remove the cancer
  • About 3 out of 4 (75%) live for at least 1 year
  • About 1 in 2 (50%) live for at least 3 years
  • About 3 out of 10 (30%) live for at least 5 years


Para quem tem alguma dúvida é só checar a fonte: http://www.cancerhelp.org.uk/help/default.asp?page=4907

Pois é, agora vai dormir com um barulho desses!

É nestas horas que até eu tenho que concordar com o ditado gringo "Ignorance is a bliss." Mas ignorância é ou não é uma bênção?!

Hoje, exatos cinco anos após meu diagnóstico, acabo de descobrir que somente 7 (SETE!!!!) em cada 100 pacientes diagnosticados com câncer de fígado estão vivos cinco anos mais tarde!!! E dos que fazem cirurgia só 30% vivem mais de 5 anos.

Gente, EU sou uma destes SETE!!!!! Não vou nem entrar no mérito do estágio do câncer porque assim a coisa ainda fica mais assustadora. Nem dá para acreditar... Aliás, hoje também faz um ano que me casei no civil por procuração com a minha cara metade e com o homem mais fascinante do mundo. Sou ou não sou uma "escolhida"?!!!

Imaginem se eu tivesse lido esta informação há uns anos...acho que teria enlouquecido. Minha mãe está certa, nada acontece por acaso mesmo!!!

Então hoje encerro o meu post agradecendo primeiro a Deus, por ter me dado esta chance única de uma vida nova e muito mais feliz, depois à minha família, que sempre esteve ao meu lado e nunca perdeu a fé, aos meus médicos, que foram incasáveis em sua dedicação e profissionalismo, e aos meus muitos amigos que me doaram seu sangue e jamais deixaram de torcer por mim.

Já disse isso mais de uma vez, mas aqui vou eu de novo "AMO MUITO VOCÊS."

No comments: