October 1, 2007

CELEBRAÇÃO DO CASAMENTO DE BLAKE E DANIELLE

CELEBRAÇÃO DO CASAMENTO DE BLAKE E DANIELLE

24 DE MARÇO DE 2007

Sacerdote Pe. Sérgio Luiz e Silva, C.SsR.


RITO INICIAL

(DE PÉ)

SAUDAÇÃO

P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

T. Amém

P. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.

T. Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

ALOCUÇÃO AOS NOIVOS E AOS PRESENTES

P. Blake e Danielle, a Igreja participa da vossa alegria e vos recebe de coração, assim como a vossos pais, parentes e amigos, neste dia em que, diante de Deus, nosso Pai, ireis firmar entre vós uma aliança para toda a vida. Que o Senhor vos ouça neste dia de tanta felicidade, e vos mande auxílio celeste, e assim vos conserve por muito tempo, e vos conceda muitas graças, segundo o vosso coração, e vos realize todas as vossas aspirações.

P. OREMOS: Atendei, ó Deus as nossas súplicas e derramai as vossas benções sobre Blake e Danielle, para que, unindo-se em Matrimônio diante do vosso altar, sejam confirmados na caridade. Por Cristo, nosso Senhor.

T. Amém

LITURGIA DA PALAVRA

(SENTADOS)

EVANGELHO (João 2, 1-11)

O Senhor esteja convosco!

- Ele está no meio de nós!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São João!

- Glória a vós, Senhor!

Três dias depois, celebram-se bodas em Caná da Galiléia. Achavam-se ali a mãe de Jesus. Também foram convidados Jesus com seus discípulos. Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho. Respondeu-lhes Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou. Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser. Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas. Jesus ordena-lhes: Enchei as talhas de água, eles encheram até em cima. Tirai agora, disse-lhe Jesus, e levai ao chefe dos serventes, e levaram. Logo que o chefe dos serventes provou a água tornada vinho, não sabendo de onde era, chamou o noivo e disse-lhe: É costume servir primeiro o vinho bom e depois quando os convidados já estão quase embriagados servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora. Este foi o primeiro milagre de Jesus, realizou-se em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória, e os discípulos creram nele. Depois disso, desceu a

Cafarnaum, com sua mãe, e seus discípulos, e ali só demoraram poucos dias.

T. Amém

HOMILIA (SENTADOS)

RITO SACRAMENTAL DO MATRIMÔNIO

(DE PÉ)

P. Caros noivos, Blake e Danielle, viestes a esta igreja para que, na presença do sacerdote e da comunidade cristã, a vossa decisão de contrair Matrimônio seja marcada por Cristo com um sinal sagrado. Cristo abençoa com generosidade o vosso amor conjugal.

Já vos tendo consagrado pelo batismo, vai enriquecer e fortalecer-vos agora com o sacramento do Matrimônio, para que sejais fiéis um ao outro por toda vida e possais assumir todos os deveres do Matrimônio.

DIÁLOGO ANTES DO CONSENTIMENTO

(DE PÉ)

P. Blake e Danielle, viestes aqui para unir-vos em Matrimônio. Por isso, eu vos pergunto perante a Igreja: É de livre e espontânea vontade que o fazeis?

N. Sim!

P. Abraçando Matrimônio, Igreja: É segundo Sao ides prometer amor e fidelidade um ao outro. É por toda a vida que prometeis?

N. Sim!

P. Estais dispostos a receber com amor os filhos que Deus vos confiar, educando-os na lei de Cristo e da Igreja?

N. Sim!

CONSENTIMENTO

P. Para manifestar o vosso consentimento em selar a sagrada aliança do matrimônio, diante de Deus e de sua Igreja, aqui reunida, daí um ao outro a mão direita.

N. Eu, (Blake/Danielle), te recebo, (Danielle/Blake), por minha/meu esposa(o) e prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.

ACEITAÇÃO DO CONSENTIMENTO

P. Deus confirme este compromisso que manifestastes perante a Igreja e derrame sobre vós as suas benções! Ninguém separe o que Deus uniu!

P. Bendigamos ao Senhor!

T. Graças a Deus!

BENÇÃO E ENTREGA DAS ALIANÇAS

(DE PÉ)

P. Deus abençoe estas alianças que ides entregar um ao outro em sinal de amor e fidelidade.

T. Amém

N. Danielle/Blake, recebe esta aliança em sinal de meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

BENÇÃO NUPCIAL

(DE PÉ)

P. Irmaos e irmas em Cristo, peçamos a Deus por Danielle e Balke, que iniciam a vida matriamonial e se paroximam deste altar a fim de que permaneçam unidos no seu amor.

P. Pai santo, ao criar a pessoa humana

, vós unis a mulher ao marido e dais a esta união estabelecida desde o início a única bênção que não foi abolida, nem pelo castigo do pecado original, nem pela condenação do dilúvio.

Volvei o vosso olhar de bondade sobre estes vossos filhos, que, unidos pelo vínculo do Matrimônio, esperam ser fortalecidos pela vossa bênção, enviai sobre eles a graça do Espírito Santo, para que, impregnados da vossa caridade, permaneçam fiéis na aliança conjugal.

O amor e a paz permaneçam no coração da vossa filha Danielle; e ela busque o exemplo das santas mulheres, exaltadas com louvores nas Sagradas Escrituras. Nela confie o seu marido; e saiba honrá-la com a devida estima, reconhecendo-a companheira e co-herdeira da vida divina e amando-a com aquele amor com que Cristo amou a sua Igreja.

Nós vos pedimos, ó Pai, que estes vossos filhos permaneçam firmes na fé e amem os vossos mandamentos; que se conservem fiéis um ao outro e sejam para todos um exemplo.

Animados pela força do Evangelho, sejam entre todos verdadeiras testemunhas de Cristo. Sejam eles fecundos em filhos, pais de comprovada virtude, e possam ver os filhos de seus filhos.

Enfim, apões uma vida longa e feliz, alcancem o reino do céu e o convívio dos santos. Por Cristo, nosso Senhor.

T. Amém

BENÇÃO FINAL

P. Que Deus, vosso Pai, vos conserve no vosso amor, para que a paz de Cristo habite em vós e permaneça sempre na vossa casa.

T. Amém.

P. Que Deus vos dê a bênção dos filhos, o apoio dos amigos e a paz com todos.

T. Amém.

P. Sede no mundo um sinal do amor de Deus, abri vossa porta aos pobres e infelizes, que um dia vos receberão, agradecidos, na casa do Pai.

T. Amém.

P. E a todos vós, aqui reunidos, abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.

T. Amém.

No comments: