October 23, 2007
Meu Quinto Aniversário! Agora posso dizer que estou curada!
Por incrível que pareça, um paciente de câncer só pode se considerar "curado" cinco anos após a cirurgia. E o meu dia chegou! Ontem! Grande marco para mim e para a minha família!
A verdade é que me senti curada desde saí do hospital em 2002, mas os médicos sabem que as coisas não são tão simples assim. A reincidência de tumores depois da cirurgia de câncer do fígado é mais comum do que se imagina, entre 60% e 100%.
Depois de fazer uma pesquisa rápida na Internet, cheguei a conclusão que sou um grande "azarão"...mas não gosto muito da palavra, então acho que a minha mãe tem razão, sou uma sortuda, uma abençoada... Meu aniversário já diz tudo: 1 de novembro, dia de Todos os Santos. Garanto que ao longo da minha vida precisei de cada um deles!
De acordo com vários sites sobre câncer, só 7 entre cada 100 pacientes sobrevivem. Dentre os vários casos diagnosticados, poucos são os que podem se beneficiar da cirurgia. Na maior parte dos casos, como a doença é silenciosa, ao surgirem sintomas, o câncer já está em estágio avançado demais e muitas vezes espalhado por outros órgãos. Mas mesmo entre pacientes que fazem a cirurgia só 30% conseguem sobreviver por mais de cinco anos. Dá para acreditar que eu estou aqui???
Com tudo isso na minha cabeça, mais a data marcante, ontem a Oprah resolve fazer um programa sobre a morte! Deixa eu explicar melhor: um programa sobre pessoas que vivem com câncer e com a idéia da morte iminente.
Além da Kris Carr, autora do livro que vivo promovendo aqui, eles chamaram o Dr. Randy Pausch. Resumindo a história, o cara é um gênio, pai da relaidade virtual e professor da Carnegie Mellon, mas há um ano soube que tinha câncer no pâncreas. Fez a cirurgia e o prognóstico era bem otimista, até que há dois meses uma tomografia mostrou que o câncer tinha voltado de forma agressiva e rápida e que provavelmente Randy teria entre três e seis meses de vida. Além de uma carreira brilhante, ele é muito bem casado e tem três filhos, todos com menos de cinco anos. A história é de cortar o coração. Mas ao invés de chorar e se revoltar, Randy resolveu encarar a morte de frente e se preparar para ela. E mais, resolveu que ia ser feliz até seu último dia aqui na Terra. Inacreditável!
Com a "sentença de morte" em mãos, Andy deu sua última aula na universidade mês passado. Mas esta não foi uma aula normal, foi parte de uma série que a universidade chama "A Última Palestra". A idéia é que se você soubesse que ia morrer, que lições deixaria aos seus alunos. No caso do Randy, a situação é bem dramática.
A palestra é simplesmente linda e tem quase duas horas de duração. Eu sentei aqui e vi inteirinha. Depois li tudo. Aconselho a quem tiver tempo que faça o mesmo. O cara é de tirar o chapéu. Não conheço o professor, mas já estou com saudade dele... Mas como acredito em milagres, já adicionei mais um nome a minha listinha. Jesus lá em cima e os santos que se preparem, cada dia ela fica maior.
Para quem quiser saber mais sobre o Randy, o website dele é www.randypausch.com
Para ver o vídeo: http://video.google.com/videoplay?docid=-5700431505846055184
Para ler a palestra na íntegra: http://www.cs.cmu.edu/~pausch/Randy/pauschlastlecturetranscript.pdf
Labels:
randy pausch; obrigada; câncer
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment