August 17, 2010

Viajando Grávida



Os médicos e especialistas têm razão, setiver que viajar, viage no segundo trimestre, que é sem dúvida a melhor fase da gravidez. Depois de um primeiro trimestre cheio de enjoos e cansaço, passo um segundo trimestre perfeito, tão bom que até esqueço que estou grávida.

Gravidez não é doença, mas estaria mentindo se dissesse que no primeiro trimestre não me senti um caco, então o segundo trimestre foi uma surpresa maravilhosa. Minha energia voltou, os enjoos se foram e me senti superbem, tão bem que viajei bastante e agarrei todos os projetos e aventuras que vi pela frente.

A viagem para Honduras foi o maior deles. O voo em si, não foi problema nenhum, pois para quem está costumada a voar para o Brasil, quase tudo fica perto, mas os dias de trabalho por lá foram muito intensos.

Para começar não sabia que ia paras a floresta, que é a maior floresta depois da Amazônia, e sendo assim tem todos os problemas que a Amazônia tem e mais, pois eles têm uns 50 anos de atraso em relação ao Brasil. Optei por não tomar as pastilhas, primeiro porque não sabia que ia mesmo precisar – achei que ficaria só em cidades – e depois porque quem não toma nem Tylenol como eu, vai tomar remédios fortíssimos que causam até alucinação?! Me precavi como pude, usei Off – que alguns médicos no Brasil desaconselham, mas os americanos dizem que é seguro – e achei que conseguiria aguentar por poucos dias. Acho que deu tudo certo, pois não percebi picada nenhuma. O que peguei por lá foi uma gripe que ainda me persegue, depois de 10 dias. Também passei um dia a base de barrinhas de cereal – menos um risco.

A viagem foi o máximo e valeu muito a pena sim. Os dois motivos que me levaram a topar a proposta foram em primeiro lugar a minha curiosidade e em segundo, querer mostrar para todo mundo que posso trabalhar tanto quanto qualquer outra pessoa no planeta, levando em consideração alguns limites. A parte mais assustadora foram os voos. Um foi tão aterrorizante que eu jurei não entrar mais em avião nenhum até o Joaquim nascer. (O coitadinho em menos de um mês pegou nada menos que 14 voos!) O bom é que tenho muita coisa para fazer aqui no escritório e o planos é ficar quietinha daqui para frente. Tudo como planejado.

Agora que tecnicamente entro no terceiro – mais longo e último – trimestre, já noto algumas mudanças. A barriga parace que despara a cada dia e a energia está um pouco comprometida – seja pela gripe ou pela gravidez, então vai ser bom voltar à rotina, retomar a yoga e me dedicar totalmente à chegada do nosso filhote.

No comments: