June 16, 2010

Mais sobre o Tratamento

A parte mais difícil do tratamento é segurar a ansiedade. Um dia de cada vez. Acho que é impossível para quem é control freak porque você se sente mesmo como agente da CIA em missão top secret. As instruções mudam a cada dia, de acordo com o resultado dos exames também diários e o telefone toca sempre mais ou menos a mesma hora. Coisa de filme mesmo. “Oi Danielle, tudo bem? Seu nível de estrogênio está X, então hoje você enche a agulha da medicação um até o meio e dissolve em duas garrafinhas do líquido. Coloque 5 mg da medicação dois na seringa. Vamos aguardar até amanhã.”

Lógico que nos primeiros dias, meu estrogênio nem se mexeu, então o médico aumentou a dose...Depois o tal do hormônio deu uma desparada louca... Esta parte é meio mágica, meio alquimia, pois o médico vai mudando a dosagem e tentando fazer com que o estrogênio suba num ritmo compatível com o amadurecimento, com o número e com o tamanho dos óvulos. Se a fórmula não der certo, o tratamento tem que ser interrompido e volta-se a estaca zero.

É por isto que acho mesmo com tantos avanços na medicina, no final fica tudo nas mãos de Deus. O mesmo tratamento pode ser extremamente bem sucedido para uma e ineficaz para outra. Lembro que durante uma das minhas consultas, na sala de espera conheci uma outra paciente, mais ou menos da minha idade que depois do tratamento só tinha conseguido um óvulo e mesmo assim não poderia fazer in-vitro e optaria por um outro procedimento mais low-tech. Ninguém sabia dizer o motivo.

O tratamento é intenso pelo número de consultas e exames, mas como acredito que todas as experiências nos preparam para o futuro, meus dias no CTI me prepararam bastante. Claro que dá uma agitada na rotina, mas fazer tratamento e poder continuar a vida para mim é um grande luxo.

Minhas experiências anteriores também me prepararam para enfrentar o lado psicológico da coisa. Como sempre, a correria dos exames é seguida por uma espera – que parece infinita – pelos resultados. Nestas horas a fé ajuda bastante... Sempre me considero feliz por encontrar problemas que têm solução. Às vezes complica um pouquinho, mas com fé e paciência, e com uma tremenda sorte – que me acompanha sempre – tudo acaba se resolvendo da melhor forma.

4 comments:

Cristina said...

Mudei 2 aparelhos de celular e seu telefone ficou num antigo. Se não, eu te ligava AGORA para dizer que fiquei muito feliz com a notícia e é claro, que eu não podia perder a chance de dizer que quando saí da sua casa em Junho de 2009 eu disse que quando eu voltasse, ia ter uma criança ali!!! EU DISSE!!! (e a parte que cabe a mim vai dar certo tb, mas a minha parte e o meu retorno a Baltimore ainda não tem data ha ha). Vcs merecem muito e continuo admirando tua coragem de expor tudo isso aqui! A barriga da minha irmã da enorme. Ufa, agora sei o que vc queria falar comigo! Muita saúde para a família Duran Baron!!! Minha mãe tb ficou muito feliz - bjs

Dani said...

Cris,
Pois e, queria te dar a noticia por telefone mas ficou complicado...Enfim, agora voce ja sabe! Para quando e a baby da Clarice? Ja tem nome?
Quanto a sua profecia, me lembro muito bem sim...Agora so falta dizer que vamos ganhar na loto, ne?
Bjs

Cristina said...

A Paloma vem ao mundo no final de Agosto, escapará de ser leonina, mas não terá a sorte de ser sagitariano/a como seu filho/a ha ha Loto eu não sei, mas que aprendi que deixar a carteira vazia atrai dinheiro e pintou um dindim extra, isso funcionou rsrs bjs

Anonymous said...

oi, danielle, é a alira.
E fica mesmo tudo nas mãos de Deus, que bom que voce percebe isso.
Seu positivismo e dedicação deram o resultado esperado, e aquele ditado fica muito bem aqui," faça sua parte e Deus faz o resto."
Sagitariano/a, então será novembro/dezembro?
Aproveite para escrever o que tiver para escrever, porque depois que ele/a chegar seu tempo vai ser todo tomado e tudo isso parecerá um sonho distante.
Ah! e curta bastante sua barriga, porque depois a gente sente uma falta dela.
Aqueles movimentos que entortam para um lado e para o outro.Os chutes.
tchau. alira. namastê