June 3, 2010

Preocupação com o Sol

Tenho um defeito terrível: detesto usar filtro solar. Acho que é porque sou branquela, meio amarelada, cara-pálida mesmo, então adoro torrar ao sol e aumentar ainda mais o vasto número de sardas que adornam meu rosto e colo principalmente.

Mas este ano, depois de muita insistência do Blake e da minha mãe, estou disposta a mudar. Este fim de semana fui à piscina e me protegi! Claro que meio sem prática, acabei esquecendo umas áreas...mas vou melhorando.

Como não acredito muito em acaso, recebi o email de uma leitora do blog sobre um amigo dela -- um jovem atleta, muito bonito, por sinal que luta contra uma forma muito agressiva de melanoma. Isto mesmo, câncer de pele, que mesmo na sua forma mais perigosa, o melanoma, não desperta muito medo em ninguém. Mas a história dele prova que estamos todos redondamente enganados e que este câncer pode sim, ser tão letal e violento quanto outras formas conhecidamente mais agressivas.

Com o início do verão no hemisfério norte, onde muitos dos leitores deste blog moram, vale a pena conhecer a história do Andy: http://www.andycaress.com/

Apesar de muito envolvido em tratementos agressivos e dolorosos, ele resolveu criar uma organização para propagar informações sobre o melanoma e evitar que outros casos como o dele se repitam: www.Mela-Know-More.org

Conhecendo muitos pacientes jovens que lutam contra esta doença terrível, existe algo que nunca deixa de me surpreender: a preocupação de todos eles com o resto de nós; o desejo de que ninguém mais precise passar pela dor que eles vivenciam tão de perto. Isto me toca demais. Para os pessimistas de plantão, que acham que a humanidade é toda vil e que o mundo não tem jeito, está aí a prova de que há esperança ainda.

No comments: