December 5, 2008

Ainda Sobre Stress...

A estratégia anti-stress é mais necessária do que nunca, principalmente quando se trabalha num hospício, então vamos partir para o tudo ou nada.

Confesso que sempre achei esta histórias de CD de meditação um saco! Para falar a verdade, detesto livros de auto-ajuda e coisas pdo gênero. Acho uma tremenda enganação e a minha vontade, cada vez que escuto uma voz me dizendo para relaxar e imaginar que estou numa cachoeira, é dar um berro. Eu odeio cachoeira!!! Nada sobre o assunto me atrai – pisar em pedra, entrar na água fria, ser modrido por mosquito no meio do mato...estou foríssima! Sai pra lá! (Que me desculpem os que gostam do programa. Acho ótimo, só lembrem de não me chamar!) Então vou torcer para que o meu CD tenha a ver com praia, pois aí já fico animada...

Os CDs sugeridos pela médica são de “guided imagery”, terapia guiada por imagens ou coisa do tipo. Nunca tinha ouvido falar no assunto, mas de acordo com a minha médica, este tipo de terapia tem um efeito fabuloso. Nas palavras dela, estes CDs funcionam mais ou menos como um filme de terror ao contrário, ou seja, você sabe que nada daquilo é real, mas as sensações despertadas e sugeridas pelas palavras que você escuta e imagens que você monta na sua cabeça, fazem com que seu corpo as interprete como realidade. Se no filme de terror, você sabe que o Fred Kruger não vai te pegar na vida real, mesmo assim musiquinha já te causa arrepio, neste tipo de terapia, você sabe que não está passeando no bosque da eterna juventude, mas só a idéia já te deixa feliz. Acho que vou ter que pagar para ver! O que a gente não faz para se livrar do stress...

4 comments:

Anonymous said...

Oi Dani,

passei aqui pra lhe desejar um FELIZ NATAL e um LINDO 2009! Vou ficar fora por quase 3 meses mas blogando sempre que possível : )

Anonymous said...

Dani, eu acho que auto-sugestão funciona, e espero que esse programa com imagens funcionem pra uma mente inquieta como a sua. A questao que eu me pergunto (porque pouco conheço) é que no Brasil tinha muita gente fazendo terapia (freudiana na maior parte dos casos) e aqui nos EUA e no Canada não vejo ninguém ir no psicólogo e no psiquiatra...estresse, e outros problemas se tratam na base de remédios (anti-depressivo) e esses programas de auto-sugestão...mas sei lá se a pessoa não toca naqueles quês que estão na base do problema é claro que pode se sentir melhor, mas me pergunto por quanto tempo...Beijocas e depois nos conta o que você acha.

Dani said...

Ana Lucia,
Concordo com você -- acho que popping up pills também não resolve o problema a longo prazo. Fiz terapia e análise durante muitos anos e acho que dá resultado, mas leva tempo e requer muito esforço e, cá entre nós, no país do tempo é dinheiro, estas coisas simplesmente não entram na mentalidade americana. Acho que tem também a questão de custo -- o seguro-saúde cobre o gasto com anti-depressivos, mas sessões de análise e terapia na maior parte das vezes não são cobertas pelo plano, então muitas vezes ficam inviáveis pelo preço.
Bjs e obrigada pela visita!!

A menina e os pensamentos said...

Dani, estou aqui rindo sozinha ao ler o relato sobre a cachoeira!!!! kkkkkkk Eu também detesto!!! Ai, aquelas pedras escorregadias, cheias de lodo... Eca! Nem pensar! Me chamam de fresca ... É, pode até ser. Eu chamo de gostar de conforto. É igual acampamento: detesto. Por favor não me convidem. Não consigo curtir a natureza sem banheiro, um banho gostoso de água quente e lençóis macios. Beijos!!!