April 26, 2010

Lideranca nao se aprende em livro

E impressionante como a gente vai mudando ao longo da vida. Eu, quesempre fui superestudiosa e dedicada, achava que tudo a gente podia aprender atraves de um livro, desde que tivesse afinco e forca de vontade.

Hoje penso diferente. Claro que acredito que o ser humano pode mudar, desde que ele queira, e o grande problema esta ai: a maioria das pessoas no fundo nao quer mudar, so muda quando nao tem outra saida. Entao e por estas e outras que tem tanto lobo vestido de cordeirinho... O povo finge que muda, muda por fora, muda a casca, mas por dentro continua a ser o que sempre foi. A gente so muda depois que leva pancada, pois so o sofrimento nos faz realmente querer repensar a vida e infeliz ou felizmente a grande maioria das pessoas nao sofre tanto assim.

E dificil julgar as pessoas e perceber a essencia de cada um num espaco curto de tempo, mas hoje com alguma experiencia e depois de ter levado muita pancada, acho que consigo perceber alguns sinais de alerta.

Por incrivel que possa parecer, depois de mais velha fui ficando mais rebelde, e hoje ja nao tolero muitas coisas que nao me incomodavam tanto alguns anos atras. Tem algumas palavras que me dao sinceramente ansia de vomito: sinergia, leverage (ou alavancar), facilitate e um monte de baboseiras que cheira a verborragia inutil de manual de auto-ajuda ou livro de MBA, no fundo nao querem dizer absolutamente nada. (Deixo claro que nao tenho nada contra MBA e ate fiz o tal curso!)

Acho que na verdade e impossivel ser um bom lider antes de ser um ser humano decente, admiravel. Com isto nao digo que toda pessoa bondosa venha a ser um bom lider, mas todo lider precisa ter bom coracao --- sem ser um idiota completo.

Nao vou sair por ai queimando todos os meus livros de marketing, administracao, ou comunicacao, ate porque eles me ajudam a identificar os picaretas que andam por ai, mas que hoje a minha intuicao e experiencia de vida tem um peso bem maior, isto tem.

4 comments:

Claudia said...

Dani,

concordo plenamente. Acho que líder tem que ter muito de coisa nata, que já vem da pessoa. E então, ele vai aprimorando.
Tanta gente por ai, que confunde autoridade com autoritarismo. aiai... mas vamos levando!

Daniela Freitas said...

Daniii, assino embaixo!
bjs

A menina e os pensamentos said...

Estou totalmente com você e, acrescento: muitos ainda confudem liderança com autoritarismo. Respeito não se ganha, se conquista.

Dani said...

Adorei os comentarios! Tambem acho que muita gente confunde autoridade com autoritarismo. Uma pena!