April 29, 2010

Confusao no Arizona

Aqui nao se fala em outra coisa que nao seja esta nova lei que deve entrar em vigor este verao no estado do Arizona. Resumindo, a partir de entao, se suspeitar que alguem pode ser imigrante ilegal, a policia tem todo o direito de pedir documentacao que comprove que a pessoa esta em situacao regular no pais.

Parece que esta todo mundo no Arizona morrendo de medo. Nao so os imigrantes ilegais, mas ate os americanos de origem hispanica. Isto e racial profiling ou o que?

A minha posicao a respeito da imigracao e um tanto ambivalente, confesso. Se por um lado entendo que por desespero muitas pessoas se sujeitam a viver como cidadaos de segunda classe numa vida clandestine, por outro lado me doi o calo quando me lembro da baboseira e da dor de cabeca que me causava cada visto que eu precisava renovar ou tirar. E eu, que ja tive praticamente todos os tipos de visto nos EUA: B1, B2, F1, H-1B e agora o green card, por forca das circustancias me tornei especialista no assunto.

Mas a ideia de ter que andar com green card ou passaporte a tiracolo me assusta bastante. Primeiro por questoes basicas e praticas, imagina a confusao para tirar segunda via destes documentos – nem sei se e possivel. E a segunda, por razoes ideologicas e politicas, nao era a Alemanha nazista que obrigava os cidadaos a andar de posse de seus “passaportes internos”? Deus me livre!

Entendo que imigracao seja uma questao muito complexa nao so aqui, mas em muitos outros paises, mas atualmente acho que os imigrantes ilegais andam levando a culpa por tudo. Claro que durante a crise, os empregos sempre ficam escassos, mas sera que tem muito americano querendo fazer faxina ou trabalhar em obra de sol a sol por um salario ridiculo?

PS: Vale lembrar que nao faz tanto tempo assim o Arizona pertencia ao Mexico...

No comments: