April 26, 2010

Lideranca nao se aprende em livro

E impressionante como a gente vai mudando ao longo da vida. Eu, quesempre fui superestudiosa e dedicada, achava que tudo a gente podia aprender atraves de um livro, desde que tivesse afinco e forca de vontade.

Hoje penso diferente. Claro que acredito que o ser humano pode mudar, desde que ele queira, e o grande problema esta ai: a maioria das pessoas no fundo nao quer mudar, so muda quando nao tem outra saida. Entao e por estas e outras que tem tanto lobo vestido de cordeirinho... O povo finge que muda, muda por fora, muda a casca, mas por dentro continua a ser o que sempre foi. A gente so muda depois que leva pancada, pois so o sofrimento nos faz realmente querer repensar a vida e infeliz ou felizmente a grande maioria das pessoas nao sofre tanto assim.

E dificil julgar as pessoas e perceber a essencia de cada um num espaco curto de tempo, mas hoje com alguma experiencia e depois de ter levado muita pancada, acho que consigo perceber alguns sinais de alerta.

Por incrivel que possa parecer, depois de mais velha fui ficando mais rebelde, e hoje ja nao tolero muitas coisas que nao me incomodavam tanto alguns anos atras. Tem algumas palavras que me dao sinceramente ansia de vomito: sinergia, leverage (ou alavancar), facilitate e um monte de baboseiras que cheira a verborragia inutil de manual de auto-ajuda ou livro de MBA, no fundo nao querem dizer absolutamente nada. (Deixo claro que nao tenho nada contra MBA e ate fiz o tal curso!)

Acho que na verdade e impossivel ser um bom lider antes de ser um ser humano decente, admiravel. Com isto nao digo que toda pessoa bondosa venha a ser um bom lider, mas todo lider precisa ter bom coracao --- sem ser um idiota completo.

Nao vou sair por ai queimando todos os meus livros de marketing, administracao, ou comunicacao, ate porque eles me ajudam a identificar os picaretas que andam por ai, mas que hoje a minha intuicao e experiencia de vida tem um peso bem maior, isto tem.

4 comments:

Claudia said...

Dani,

concordo plenamente. Acho que líder tem que ter muito de coisa nata, que já vem da pessoa. E então, ele vai aprimorando.
Tanta gente por ai, que confunde autoridade com autoritarismo. aiai... mas vamos levando!

Daniela Freitas said...

Daniii, assino embaixo!
bjs

Só uma menina said...

Estou totalmente com você e, acrescento: muitos ainda confudem liderança com autoritarismo. Respeito não se ganha, se conquista.

Dani said...

Adorei os comentarios! Tambem acho que muita gente confunde autoridade com autoritarismo. Uma pena!