March 31, 2010

Um Fio de Esperanca

Ontem coversando com o Mario, ele deixou muito clara a vontade de fazer tudo que for possivel e esgotar todos os recursos no que diz respeito ao seu tratamento. "Nao tenho a ilusao de cura, mas qualquer coisa que possa me dar mais um tempo de vida e o que mais quero no mundo. Faria o que fosse preciso," ele nos disse com lagrimas nos olhos.

Inicialmente, a oncologista que trata dele disse que iria entrar em contato com o MD Anderson, um dos maiores centros de pesquisa e tratamento de cancer no mundo, mas depois voltou atras se dizendo muito ocupada e oferecendo um numero de telefone para que a familia do paciente entrasse em contato.

Nao quero julgar ninguem, mas onde esta o coracao de uma mulher destas? Em primeiro lugar, o peso de uma indicacao medica nestes casos e incalculavel, e alem disto que leigo vai saber todos os detalhes do prontuario tao complicado do Mario? Ele e um dos pacientes mais bem informados que eu conheco, mas saber detalhes de todos os protocolos e medicamentos e tarefa herculea que jamais deveria ser imposta a alguem tao fragilizado ou a uma familia que ja sofre tanto. Onde fica o bom senso das pessoas numa hora destas?

O que mais doi e ja ter visto isto antes. Cada um dos pacientes que se tornaram meus amigos relata a mesma experiencia: a mudanca de comportamento da equipe medica, a ausencia, a confusao nos diagnosticos e por fim a desistencia, que e o que mais machuca. Para se preservar, alguns medicos acabam enterrando o paciente vivo.

Nenhum paciente acha que o medico e magico e possa lhe oferecer a salvacao, apesar de muitas vezes, por conta do desespero, a impressao passada e justamente esta. No final das contas, os pacientes querem mais que explicacoes, querem colo, querem carinho. Eles veem o medico como um elo com o mundo la fora.

"A equipe medica e nem mesmo a enfermagem vem mais aqui," Mario se queixava ontem, "acho que eles pensam que vou fazer alguma pergunta que eles nao podem responder, entao me evitam." Ele esta coberto de razao. O ser humano, por mais treinamento que receba, nao esta acostumado a lidar com questoes tao dificeis. A verdade e que nao conseguimos encarar a morte ou a perspectiva dela de perto, entao fugimos.

Nao nego que esta ideia ainda me afeta muito, mas o que mais me doi e justamente a agonia que o Mario atravessa agora, a sensacao de impossibilidade a suspeita de que pode haver outras alternativas as quais nao se tem acesso.

Quando a minha amiga Lilian se foi ano passado fiquei muito abalada, pela idade dela, pelas coisas que tinhamos em comum, por tudo que ela ainda queria e sonhava fazer. Uma coisa porem me serviu de consolo: tudo que podia ser feito para salvar a vida dela foi feito. Ela teve acesso aos melhores hospitais, aos mais modernos tratamentos e aos mais conceituados medicos. Infelizmente ela teve que partir mas a mim restou a certeza de que a hora dela tinha chegado, o que de certa forma me deu um pouco de paz.

Entao entendo perfeitamente a angustia do Mario quando busca alternativas e respostas e e ignorado pelos medicos. E claro que talvez o caso seja serio demais e os medicos nao tem o direito de enganar o paciente, mas ao mesmo tempo tambem nao tem direito de decidir que seu tempo por aqui esta esgotado.

Muita gente confunde esperanca com ignorancia e desinformacao, mas sao coisas completamente diferentes. O Mario sabe perfeitamente da gravidade do seu quadro mas esta determinado a lutar ate o ultimo segundo bravamente. Sendo assim, o minimo que qualquer um com um pingo de humanidade pode fazer e tentar satisfazer a sua vontade.

"So preciso de esperanca, de uma gota que seja," ele nos disse ontem. E se esta esperanca e estar pensando um pouco a frente na possibilidade -- ainda que tao remota quanto milagrosa -- de um teste clinico no MD Anderson -- que assim seja.

2 comments:

paula said...

Dani,

Nossa, é tocante a historia do MArio, meu Deus, não consigo acreditar que os médicos o tratem dessa forma!! É inaceitável, aonde estão os direitos humanos? Pelo que entendí largaram ele em um quarto? Por pior que seja o prognóstico o paciente tem todos direitos a vida até o fim!!
É muito triste isso...

Beijos

Dani said...

Paula,
E mais ou menos isto. Os medicos pouco aparecem e quando aparecem vem com uma duzia de residentes na cola e nao dizem absolutamente nada... Hoje, o Mario conseguiu arrancar da medica que ela tinha feito contato com o MD Anderson mas ainda nao tinha tido resposta e ia tentar um outro medico la.
Estamos rezando muito para que haja algum estudo em andamento por la.
Bjs