March 16, 2010

Escolhas Demais


Se tem uma coisa que me incomoda demais nos Estados Unidos e o excesso de tudo. Se esta liberdade de escolha e abundancia de opcoes sao a essencia do American Way of Life, nasci mesmo para ser subdesenvolvida. Nao que eu nao preze a liberdade, direito inalienavel e levado muito a serio neste pais, mas confesso que escolhas demais me deixam frustrada.

Quer exemplo perfeito? Ir a supermercado aqui me deixa tonta! Parece que todo turista adora ir a visitar estes templos do consumo, pois a gente ve coisas que nem imagina, em todas as categorias. Pasta de dente para clarear os dentes, para fortalecer o esmalte, para dentes sensiveis, para gengivas problematicas, sei la...eu so preciso de alguma coisa que combata as caries e deixe o halito bom. So isto. Mas ai e que esta o problema, a gente acaba sem conseguir encontrar o basico do basico. E no meu caso, saio de maos abanando e muito revoltada.

Mas americano ama supermercado e quanto maior, melhor. O povo aqui recebe o tal de Wegman's com o entusiasmo de quem ve uma celebridade. [Parece que vai abrir um perto da minha casa. Precisa ver a animacao do pessoal!] De fato o hipermercado e tao imenso que a gente se perde facilmente. Dentro tem padaria gourmet, uma secao de frutos do mar imensa, outra de comidas internacionais e ate restaurante/buffet com uma infinidade de opcoes. O pessoal vai la como se estivesse indo a um museu e faz compras e mais compras -- os carrinhos sao enormes! Da ultima vez que estive la, estava procurando um desodorante, bem normalzinho que vende em qualquer lugar... Em vez disto, sai com suco de maracuja Maguary, leite condensado e um monte de coisas que sequer tinha pensado em comprar. Depois de chegar ao caixa, me dei conta que a unica coisa que queria realmente comprar tinha ficado fora da lista, entao pensei que teria que percorrer todos aqueles corredores de novo e desanimei. Melhor passar na farmacia no caminho de casa.

Quando digo aqui que nao gosto de tal Wegman's, todo mundo me olha como se fosse louca ou tivesse dito alguma heresia. "Como pode nao gostar de um lugar que tem tudo?" Mas meu problema e justo este: tem coisa demais! Tanta fartura acaba me desconcentrando, me confundindo. Saio de la com dor de cabeca e atordoada. Nao e a toa que faz mais de um ano que nao piso no tal mercado...

Mas hoje felizmente descobri que nao estou sozinha neste barco e que ha pesquisas que comprovam que nao sou louca. A pesquisadora Sheena S. Iyengar, cujo trabalho foi citado em Blink, livro de Malcom Gladwell, acaba de lancar um livro proprio, The Art of Choosing, ou a Arte de Escolher, onde explica direitinho os efeitos e causas desta overdose de escolhas na sociedade moderna.

Ao que parece, gracas ao trabalho dela, hoje ja nao ha mais quase debate quando se diz que opcoes demais podem fazer com as pessoas escolham menos e tornem-se menos satisfeitas com as escolhas feitas. A pesquisa agora estuda os efeitos da tal overdose e procura determinar se atraves de treinamento podemos nos tornar melhores em tal tarefa.

Achei o tema superinteressante e ja vou adicionar o titulo a minha lista de must reads para 2010.

3 comments:

Margot said...

eu te entendo. roupas por exemplo - prefiro ir em lojas onde tudo já é mais editado, fica mais fácil escolher. até posso pagar mais por isso, azar. não aguento lojas tipo tjmaxx e tal, pois apesar de terem bons deals, tem q procurar demais, e isso não é comigo....

agora é melhor ter opções demais do q de menos! depois do impacto inicial de um zilhão de coisas a escolher, vc vai aprendendo do q gosta e fica facilzinho... aquilo q aconteceu contigo no MEGA super, poderia muito bem ter acontecido num super menor até, é normal q qdo tu chega num lugar desses tu compre um monte de coisa q não precisava... eu faço isso all the time hehehehehe tem até altos estudos sobre a disposição estratégica de mercadorias em cada super, a galera quer q tu compre de um tudo mesmo hahahahahaha

bjos!!

Dani said...

Mi,
Sabe que me acontece a mesma coisa em churrascaria ou restaurante a quilo? Fico logo de saco cheio e acabo ou me entupindo de coisa ou quase nao comendo nada!
E esta historia de disposicao de mercadoria e sinistra mesmo... Agora tem um monte de porcaria no "produce section", ja viu? O cara acha que esta comprando coisa natureba e acaba levando gato por lebre!
Bjs

Geraldo Brito (Dado) said...

Interesante todos esses fatos e sua descrição. Blog legal!