March 29, 2010

A Primeira Multa A Gente Nunca Esquece

A verdade é que aqui em Maryland esta história de multa é uma indústria milionária, ainda mais agora que o Estado está procurando fechar os rombos do orçamento de qualquer maneira. Há câmeras por todos os lados e carros de polícia que saem Deus sabe de onde, então era milagre eu nunca ter recebido uma multa. Principalmente se for pensar que o Blake, que é um dos melhores e mais conscientes motoristas que conheço, recebeu umas quatro no último ano.

Então semana passada, enquanto dirigia pensando na grande ironia de nunca ter sido multada, cantarolando no carro num belo dia de sol, percebi, olhando pelo retrovisor que havia uma viatura policial atrás de mim! "Hum...," pensei, "engraçado, ele está com as luzes acesas mas não consigo escutar a sirene." Continuei meu caminho, mas ele não saía da minha cola. Olhando pelo mesmo retrovisor, sinalizei perguntando se ele queria que eu parasse. "Sim," foi a resposta. Ele balançou a cabeça.

Finalmente eu tinha sido pega em flagrante; certamente estava além do limite de velocidade... Era culpada e não tinha a menor dúvida disto. Melhor parar logo, ser simpática, assumir o erro e pronto. A multa era mais que merecida.

Parei no acostamento e o policial caminhou lentamente até meu carro.

"Bom dia," disse eu sem graça.
"Bom dia, senhora," ele respondeu e emendou "Posso lhe fazer uma pergunta?"
Eu, que já estava nervosa, disparei a seguinte pérola: "Vai me perguntar se sou legal aqui? Sim, tenho green card!" Assim que ouvi as palavras que saíam da minha boca, entendi o tamanho da gafe que tinha cometido.
O policia, com cara de quem não estava entendendo nada, respondeu: "Não, claro que não. A minha pergunta é 'Você estava prestando atenção?'
E eu, numa mistura de cara de pau e honestidade profunda, disse "Para falar a verdade, não!"
Ele sorriu e disse: "Deu pra perceber. Primeiro você passa por uma viatura policial a 80 milhas por horas numa via onde o limite é de 55 milhas. Depois, fico emparelhado com você e você nem me vê, até que decido seguir você por um bom tempo..."
Ele estava coberto de razão, o que eu poderia dizer?
"Realmente me distraí e não me dei conta de que o carro tinha adquirido mais velocidade na decida," repondi.
Quando ele me pediu a carteira e o documento do carro, gelei. A habilitação estava comigo na carteira, mas o documento do carro, que aqui é uma folhinha pequena e muito vagabundo, estava perdida em algum lugar no meu porta-luvas. E foi um tal de tirar escova de cabelo, hidratante, guardanapo, caneta, carregador de celular... Até que achei a tal folhinha e graças a Deus estava tudo em ordem, respirei aliviada.

Ele checou tudo e me devolveu os documentos, mais a multa, me dizendo que tinha reduzido a quantia depois de conferir meu histórico impecável...

Já mais calma, perguntei a ele o que deveria fazer. Ele, muito educado, disse que eu poderia pagar a multa na hora, mas me aconselharia a ir até o juiz com uma cópia da minha ficha mais do que limpa e explicar a verdade.

Por fim, me deu o último conselho "Dirija mais devagar!" e se despediu com um "Tenha um dia bom e calmo!"

Bom, depois desta, aprendi a minha lição. Agora é esperar a multa chegar pelo correio com a data para minha visita à corte. Fortes emoções à vista!

3 comments:

Cristina said...

Welcome to the team! Pelo menos aí ele dá as caras, veja o lado positivo. Eu fui multada estando no trabalho pq a oficina ao lado da minha casa deixou meu carro numa esquina. Anexei a folha de ponto, a nota fiscal de oficina mas não só perdi meu tempo como perdi o recurso. Agora fui multada trafegando na contramão na Urca! Me diz como...Eu só estacionei na pracinha, como poderia pegar uma contramão? As 2 em menos de 1 ano. Sorte que a de velocidade na Dutra era outro motorista, se não tava preste a perder a carteira! Logo eu, que fiz 3 cursos de direção defensiva...

Dani said...

Ridiculo mesmo, Cris... Esta historia de multa virou uma industria e ai no Brasil eles realmente nao tem criterio!

Cristina said...

Saiu até reportagem no Globo Dani, essa semana. Teve um cara que foi multado por estacionar num túnel no Jardim Botânico na rua onde ficava o British Council - onde não há túnel nenhum! Recorreu e negaram, ridículo mesmo!!! Bom findi para vc! Que Deus renove as esperanças de um mundo com médicos mais humanos, nesta Páscoa!