March 18, 2010

Manuais de Gestao


Confesso que tenho uma certa aversao a manuais de a livros de auto-ajuda. Acho um blablabla danado e na maioria das vezes com pouquissimo conteudo.

Desde cheguei aqui tenho ouvudo cada perola que me da vontade de chorar... Me soam como se tivessem sido tiradas de um manual barato de gestao das Organizacoes Tabajaras. Ou este povo esta muito equivocado, atrasado ou eu nao nasci mesmo para viver no mundo corporativo.

As tres que tenho ouvido mais ultimamente sao de lascar, entao compartilho com voces:

* Nunca admita um erro. Esta eu nao engulo mesmo! E ja ouvi diversas vezes desde que cheguei aqui. "Nao importa o que acontecer, diga que nao sabe do que se trata e negue ate o final." Sinceramente, nao nasci para isto, pois a energia gasta em mentir pode ser muito bem utilizada ao assumir responsabilidade e resolver a questao. Acho que tal "regra" deve ter saido dos livros de Maquiavel, e na atual conjuntura me parece nao ultrapassada. Alem do mais, vai contra tudo que meus pais me ensinaram desde cedo. "Se for inocente e estiver certa, va ate o final. Se tiver cometido um erro, desculpe-se e ofereca-se para consertar o que estiver errado," meus pais sempre me disseram.

Ao meu ver, lideranca tem que ser decente, tem que ser responsavel, tem que saber os limites, e acima de tudo tem que enxergar os erros, admitir culpa, sim, e oferecer uma solucao para o tal problema. Mas nao e isto que teimam em ensinar na Escola dos Sem Escrupulos.

* Nunca peca desculpas, nao importa o motivo. Esta caminha lado a lado com o topico anterior e sinceramente me da ansia de vomito. Desde quando ser arrogante e estrategia de lideranca?! Ja ouvi gente dizer que mesmo lidando com clientes "nos nunca estamos errados e por isto jamais pedimos desculpas." Ainda bem que nunca vou ser cliente deste povo... Vou alem, para mim pedir desculpas nao vale muita coisa, a menos que seja um pedido sincero acompanhado de uma solucao para o problema. Como dizem por ai, "palavras o vento leva..."

* Nunca diga que nao sabe, pois isto demonstra fraqueza. Pois pra mim, nada demonstra mais fraqueza e inseguranca do que uma atitude sabe-tudo. E obvio que na maioria das vezes fica na cara que o tal fulaninho nao sabe lhufas do que esta falando, e quem tem a mais vaga ideia morre de vontade de rir na cara dele, afinal de contas, nada mais patetico do que um sem nocao querendo enganar os outros. No meu mundo, quem nao sabe tem que admitir que nao sabe e perguntar para quem sabe ou procurar se informar. Simples assim. Ninguem pode saber tudo o tempo todo. Melhor admitir e preservar a confianca dos outros do que se passar por idiota na frente de todo mundo. Por incrivel que pareca, isto acontece muito mais do que se imagina.

E e claro que ha outras, muitas outras... E voces? Qual foi a maxima mais ridicula que voces ja escutaram no mundo corporativo?

2 comments:

paula said...

Dani,

Nossa!! O fim do mundo este manual!! Se eu tivesse um funcionário que seguisse estas pérolas, era um dia de trabalho!!

Bjsss

Odeio auto-ajuda também!! Na minha opinião, não passa de charlatanismo puro!!

Cristina said...

Haha, na última semana cometi os 3 erros com muito orgulho! ;-)