November 17, 2009

Momografia So aos 50?!

A noticia esta por todos os lados, mas a American Cancer Society continua recomendando o exame anual a partir dos 40 anos.

A American Cancer Society (ACS) recomenda a realização de uma mamografia anual para as mulheres com menos de 50 anos para detectar o câncer de mama, em contradição com o US Preventive Service Task Force (USPSTF), o serviço de saúde preventiva americano, que questionou sua utilidade.
"A American Cancer Society continua recomendando um exame clínico e uma mamografia anual para todas as mulheres a partir dos 40 anos", diz um comunicado assinado por Otis Brawley, diretor médico da ACS, que se ocupa da prevenção, do tratamento e da pesquisa sobre o câncer.

A utilidade da mamografia anual para detectar o câncer de mama nas mulheres com idades entre 40 e 49 anos havia sido questionada pelo USPSTF, indicando, apenas, os exames, a cada dois anos, a partir dos 50 anos.

"A American Cancer Society também vê limites na mamografia", que pode levar a erros de diagnóstico, à realização de um tratamento inútil, ou não detectando o próprio câncer.

"Mas, de qualquer forma, (...) as limitações não mudam o fato de que as mamografias a partir dos 40 anos salvam vidas", acrescentou a ACS.

A American Cancer Society destaca que 17% das mortes devido ao câncer de mama ocorrem em mulheres diagnosticadas entre os 40 e os 50 anos.


Sei bem como este exame e assustador e entendo a agonia de um falso positivo, pois so de ter que fazer e refazer o tal exame ja entrei em parafusos... Mas antes ter que lidar com um falso negativo do que deixar passar um resultado positivo.

E ai? O que voces acham?

5 comments:

Barbarella said...

Ouvi essa notícia no rádio hoje cedinho e achei uma medida meio sem pé nem cabeça! Segundo eles, o motivo é prevenir tratamentos desnecessários. Mas eu pensei logo: "E se um resultado positivo deixar de ser detectado? E se fosse a sua mãe, Sr. Radialista?" Medicina preventiva envolve muitos exames 'desnecessários' mesmo...!

A grande batalha! said...

Eu que tive CA de mama aos 29 anos acho tudo isso absurdo, pois se esperasse para fazer o exame aos 40 talvez nem estivesse mais aqui, que dirá aos 50. A medicina preventiva é a melhor saída, e na minha opinião, antes fazer exames desnecessários e confirmar que está tudo bem do que deixar passar e descobrir a doença num estado avançado, creio que se isso acontece o gasto é muito maior, com tratamentos mais agressivos, cirurgias, etc.
Já que deve ser nisso que estão pensando, na verba financeira, como sempre.

Luciana Misura said...

Eu ontem retuitei a nota da Livestrong basicamente falando a mesma coisa que a ACS, e um absurdo que a recomendacao tenha mudado de 40 para 50. Tinham que ter e diminuido! O que tem de mulheres na faixa dos 30 que estao descobrindo a doenca, uma amigona acabou de fazer cirurgia para tirar um tumor, ela tem apenas 33 anos! Felizmente nao precisara de quimio porque descobriu super cedo mesmo, fazendo um check up. Aqui nos EUA a minha amiga com certeza nao teria descoberto esse cancer, porque nenhum medico ia pedir nenhum exame desse tipo em check up na idade dela.

Fê França said...

Mas Dani, o Mutirão de Mamografia do Estado de SP este ano fez o contrário... A recomendação era para mulheres a partir de 50 e desde o ano passado é para mulheres a partir de 40. Achei a medida ótima. Beijos, Fê.

Dani said...

Meninas,
Adorei os comentarios e so alguem como a Thais para mostrar a gente como esta medida seria perigosa.
Gracas a Deus o Governo Americano ja se manifestou e disse que nada muda.
Ufa!