November 20, 2009

Deu a louca nos medicos americanos...

Dias depois da confusao causada pela recomendacao da task force de que mulheres nao precisam fazer mamografia ate os 40 anos, agora foi a vez do exame ginecologico (Papa Nicolau) ser atacado.

De acordo com o American College of Obstetricians and Gynecologists, mulheres jovens, mesmo que sexualmente ativas, so precisam comecar a realizar exames preventivos aos 21 anos!!! A noticia esta em toda a midia.

Alem disto, apos os 21 anos, a recomendacao e de um exame a cada dois anos, em vez do anual, recomendado atualmente. Dos 20 aos 30, a recomendacao passa a ser a cada -- pasmem!!! -- tres anos!!!

Nao sou medica, mas como paciente acho isto um enorme RETROCESSO. Claro que nem o exame preventivo nem as mamografias sao 100% precisos, mas o fato e que desde os anos 70, as taxas de cancer de colo de utero cairam 50% e os indices de cancer de mama sao semelhantes.

A desculpa, ou melhor, o motivo, alegado pelos medicos e que o cancer de colo do utero e de crescimento muito lento, entao a manutencao pode ser mais espacada...

Como leiga, sinceramente nao e isto que tenho visto e/ou ouvido entre as mulheres que conheco: muitas delas tiveram lesoes detectadas e tratadas depois de seus exames anuais. A grande maioria conseguiu bons resultados justamente por ter recebido um diagnostico precoce. Imagina se tivessem esperado os tais tres anos recomendados? Talvez nem estivessem mais aqui. E quem se lembra da Jade Goody, ex-BB inglesa que morreu no inicio do ano vitima de cancer no colo do utero? Ela tinha descoberto a doenca em agosto de 2008 e seu ultimo exame tinha sido tres anos antes...

Depois de uma semana como esta, a certeza que fica e de que NOS cada vez mais as responsaveis por nossa saude. Eu vou tratar de ignorar qualquer recomendacao que va contra o que eu acredito ser certo. Mamografia: uma vez por ano por enquanto. E exame preventivo, pelo menos uma vez por ano. Seguro morreu de velho!

4 comments:

Dri MIller said...

Nao sei se vc sabia, mas aqui na Inglaterra tambem eh assim, entao nao sei se universal health care vai solucionar isso.
Na Inglaterra o papa nicolau soh eh "recomendado" depois dos 21 anos, e ateh os 40 soh eh permitido fazer o preventivo de 3 em 3 anos!!
E mamografia no em hospital publico doh depois dos 40...
E mesmo pra quem tem seguro medico privado (meu caso) ainda ficar preso as amarras do GP (medico de familia) pois vc nao pode se consultar com um medico privado s enao tiver uma carta de recomendacao do GP.
Ai vc vai no consultorio do seu bairro, eh atendida por uma enfermeira (o medico nunca esta, eh impressionante), e com certeza ela vai te dizer que eh besteira e que vc eh muito nova pra fazer preventivo (juro!).

Por isso sou meio descrente com essa historia de universal healthcare nos EUA pois nao acho que sera a solucao de todos os problemas...
A realidade ainda vai ser beeeeem diferente doque estamos acostumados no Brasil!

Dani said...

Dri,
Concordo com voce e acho estranho, num momento que tanto se debate a ideia de universal healthcare aqui, que estas recomendacoes venham a tona. O engracado e que sempre no final da historia, bem discreto, ha uma mencao ao tal custo do exame...
Tambem estou meio descrente de tudo, este negocio de saude e complicadissimo. Mas ao mesmo tempo acho inaceitavel que uma fatia da populacao americana seja "inasseguravel", seja uma mulher jovem como eu que teve cancer, ou um bebe de oito meses que e considerado obeso para os padroes medicos....
Acho que o caminho para um sistema justo e longo e sinuoso...
Bjs

camila said...

Isso e um absurdo por varios motivos. Imagina, mulheres entre 20 e 30 anos sao a que mais tem HPV. O caso da inglesa que voce citou e um otimo exemplo. Me chame de hipocondriaca, mas eu faco preventivo de 6 em 6 meses. Prefiro pagar por isso a correr o risco de nao detectar alguma coisa... O negocio e que a maioria das pessoas nao pode pagar. Como voce disse, um RETROCESSO.

Cristina said...

A empresa que eu trabalho obriga que a gente faça uma vez por ano esse exame. Entende como prevenção dos custos da cura...Retorno do investimento em menos despesas com cura, menos gente afastada, menos dias afastados, menos perdas humanas. Bato palma para os médicos que nos obrigam!!! (tomara que não mudem de idéia!!!)