April 17, 2009

Overrated

Já cansei de dizer aqui que não gosto do termo "sobrevivente". Não quero ser associada com ele. Não quero me sentir feito general condecorado depois de batalha. Só quero ter saúde e ponto.

Entendo que o trauma do paciente de câncer é semelhante, que a culpa por ter sobrevivido enquanto outros não tem a mesma sorte é a mesma, mas o que mais me incomoda é o termo sobrevida quando o que mais quero no mundo é ter uma vida normal!Mas enfim, tem coisas que não adianta a gente reclamar. Me chamam de "survivor", eu agradeço e sorrio. Fazer o que?

Quando eu já estava me adaptando ao termo e entendo as tais razões, sou pega de surpresa. Semana passada, resolvi experimentar um sistema de tratamento para a acne, minha inimiga mais antiga. O tal sistema faz um marketing absurdo na TV, pelo correio, online e até em kioskes de shopping. Me rendi. Pedi o meu e recebi pelo correio dias depois. Resolvi ler o tal livreto de informações que explica o passo-a-passo do tratamento e fala sobre como os produtos foram desenvolvidos pelas tais doutoras cujos nomes me escapam. Lá pelas tantas na biografia delas, o texto diz que além do currículo acadêmico invejável, as tais médicas eram "acne survivors"!!! Como é que é? Acne survivor? Sobrevivente de acne? O que esta expressão absurda quer dizer? Que as doutoras fulanas sobreviveram a uma espinha? Ou será que foi um cravinho? Mesmo se fossem mil espinhas!? Sobrevivente? Fala sério!

Pois é, se eu já tinha uma enorme dificuldade de aceitar minha condição de sobrevivente do câncer de fígado, imagine agora que virei sobrevivente da acne?! Sim, pois hoje mesmo tenho duas espinhas enormes e císticas que cismaram de enfeitar as minha bochecha! Será que preciso de ressonância magnética ou tomografia?

Cheguei à conclusão que para vender, vale qualquer coisa, até mesmo o uso de expressões ridículas para condições mais do que banais. Quer coisa mais overrated do que "acne survivor". Só mesmo rindo...

7 comments:

paula said...

Oi Dani,

Nossa ridículo isso!! Muito ridículo, acho que vc não pode porque é muito forte, mas roacutan é infálivel para acne, mas você pode tentar passar tretinoina em creme/gel,é super bom também, vai descamar sua pele, e tem que usar protetor solar diariamente, mas é ótimo, nossa, viu que entendo de pele também, além de transplante, hahaha...
Mas quanto aos termos sobreviventes e sobrevida, eu também ODEIO essas palavras, quando eu ia nos retornos de Curitiba e eles ficavam fazendo contas de minha sobrevida eu queria matar o mádico, que saco isso!! Parece que sempre estamos por um fio, não parece? Falem simplemente tanto tempo pós transplante, ou pós cirurgia, sei lá, para que falar sobrevida? Ah, são uns babacas,nossa as vezes me exalto.

Beijos e Bom fim de semana,

Paula

Isabella said...

Dani, vc já tentou eritromicina tópica (gel)? Uso há anos, assim em que algo surge no meu rosto. Sempre compro no Brasil então não sei como seria pra comprar aqui...

Fiz tratamento com dermatologista tb e usei ácido retinóico por muito tempo e com bons resultados.

Limpeza de pele tb é muito bom. Mas ainda não achei aqui uma que goste...

bjs,

Andréa said...

Dani, tô lendo The China Study e o capítulo sobre câncer é super interessante. Vc já leu esse livro? É um tratado de nutrição super completo e simples de entender. Demais. Se não leu ainda, corra pra biblioteca mais próxima e pegue. Beijos.

Cristina said...

Dani, gastei 130 euros em Paris, tenho produto talvez para mais 3 meses e nada melhorou...mas ser sobrevivente a isso, eh "fala sério" mesmo!!!

Dani said...

Meninas,
Já tentei tudo e mais um pouco, mas as espinhas continuam...melhoram ou pioram mas não me abandonam. Já desencanei!

Andrea,
Vou procurar o livro sim. Gosto muito de medicina chinesa...Valeu pela dica!

Bjs

Me said...

Dani, eu tb tinha acne... horrivel.

Comecei fazer em casa mesmo limpeza de peles com produtos organicos... hoje minha pele esta linda e ate pessoas comentam.

Se quiser dicas de produto me envia um email

bjs

Cristina said...

Passando para dizer que pensei em vc hoje torcendo para que tudo esteja saindo maravilhosamente bem na consulta!!!