January 31, 2010

A Sargenta da Limpeza

Trabalhando 10 horas por dia e passando mais duas no trânsito, pouco tempo me sobra para os afazeres do lar. O problema do jantar já foi devidamente sanado depois da nossa visita ao Let's Dish, agora sobrou a limpeza da nossa casa, que cá pra nós está precisando de uma faxina pesada.

Então semana passada, ligamos para a faxineira/acompanhante da avó do Blake e marcamos com ela uma faxina para ontem. Ela é de algum país da América Central -- Honduras ou Guatemala -- e fala pouco inglês, então a gente se pergunta como ela e a família do Blake se comunicam... Vai saber.

Conversei com ela e marquei para a semana seguinte. Dias depois a avó do Blake comenta com ele que soube que a Consuelo, a faxineira, limpou nossa casa na semana passada! Oops, acho que há problemas na comunicação e que provavelmente a Consuelo não sabe bem os tempos verbais "limpei...limparei" dá tudo no mesmo. Mais engraçado é que a mãe do Blake ligou com a mesma informação!

Mas o tal sábado chegou e a Consuelo apareceu por aqui ontem de manhã para ver o tamanho da casa, o tipo de limpeza, etc. Fizemos um tour da casa e ela ia me mostrando cada cantinho que tinha poeira e como a tal poeira teria que ser removida. A grande vantagem é que eu falo espanhol e desde que cheguei aqui, meu espanhol só melhorou, então para a alegria do Blake, sempre que algum hermano vem fazer algum serviço aqui, recebemos tratamento VIP.

Depois de andar para lá e para cá, Consuelo me informa que precisa de equipamentos especiais para fazer a limpeza. O tal aspirador de pó que a gente tem -- e que foi caríssimo por sinal! -- não serve para piso de madeira, só para carpete. O tal limpador de vaso sanitário que a gente tem, aparentemente é uma piada. E o espanador -- que a gente não tem -- é imprescindível!

A sargenta da limpeza me explica que poderia fazer uma limpeza superficial e se dar por satisfeita, mas como não sabe trabalhar assim, precisa das ferramentas certas para executar tal tarefa. Prontamente saco uma caneta e um pedaço de papel e começo a anotar, marcas específicas e produtos especiais, como Windex com vinagre, ou Pinho Sol com limão, pois aparentemente o outro tipo tem cheiro de xixi! E por aí vai...

Como a neve começa a cair e nós não temos o material necessário para a tal intervenção, nossa especialista em limpeza vai embora e diz que volta no dia seguinte, ainda mais cedo. Peço a ela que me telefone e mando o Blake, que já está na rua e na neve, direto para o supermercado em busca dos tais produtos especiais. Ele me liga de lá, depois de visitar dois!!! -- dizendo que não sabe se vai completar a gincana, pois há produtos que ninguém nunca ouviu falar. O tal espanador grande, por exemplo... Ele diz que encontrou algo semelhante... Eu digo que quem não tem cão caça com gato.

Ao chegar em casa, separamos todo o material para nossa especialista em limpeza, que por sinal até meio-dia de domingo ainda não apareceu!!!!

2 comments:

Anonymous said...

Ainda bem que é sargenta, de uma de coronel e diga para ela o que vc quer. tem um ditado que diz é do início que se torce o rabo ou coisa parecida. As ordens quem dá é vc.
Beijo,
MOM

Cristina said...

Tô precisando de uma cucaracha dessa para limpar meu carro!!!