January 18, 2010

Faces

Ontem aceitei o convite do Ulman Fund e fui posar para umas fotos que eles vao usar em eventos e na divulgacao dos programas. O objetivo deles e mostrar as faces das pessoas a quem o UCF serve.

O engracado e que este e sempre um conselho que dou a meus clientes. Sempre que estamos criando uma campanha, produzindo um relatorio anual ou escrevendo uma carta aos doadores, minha recomendacao e incluir historias reais de pessoas reais que fazem parte da organizacao. Assim a coisa passa do campo das ideias para o mundo real e se torna muito mais tocante.

Doar 50 dolares para as vitimas do Haiti e bacana, mas saber que seus 50 dolares foram usados para comprar remedios que salvaram a vida de Marie, uma orfa de dois anos que perdeu toda a familia durante o terremoto e algo simplesmente inesquecivel. Neste caso, a Marie e so um exemplo inventado, mas tenho certeza que a Cruz Vermelha e a midia em geral estao colecionando historias como estas.

Ontem durante a sessao de fotos, bati um longo papo com a Kristin, fotografa que topou trabalhar de graca para a campanha. Segundo ela, seu pagamento foi o privilegio de poder ouvir historias que vao ficar em sua memoria por muito tempo, e isto, diz ela, nao tem preco.

"O que realmente me abriu os olhos e o fato de que a gente realmente nao faz ideia da historia de ninguem, do peso e das experiencias que cada um leva consigo," ela me confessou. "Olhe para voce!," Kristen continuou, "Jamais sequer poderia imaginar que voce tenha passado por tantas coisas. Se te visse na rua, ia pensar, ' Que menina bonita! Deve ter uma vida mais que glamourosa," ela disse rindo. "E se ao conversar com voce, ouvisse que voce nasceu no Rio, estudou em Nova York, teve trabalhos interessantissimos e viajou tanto, isto so reforcaria a minha impressao inicial," ela me diz. "No entanto, voce esta aqui no meu estudio, bem na minha frente, me contando historias que eu jamais imaginaria fazer parte da sua vida, entao realmente me sinto privilegiada por sentar aqui e conhecer a pessoa real por tras das historias divertidas, ou do sorriso bonito."

Ela me disse que fui a nona pessoa fotografada para a campanha e o objetivo e ter pelo menos 15. A grande surpresa dela -- e ha algum tempo minha tambem -- e perceber que a doenca nao tem cara e as historias por mais diferentes que sejam sempre tem algo em comum. No meu caso, disse a ela, consegui perceber algo muito positivo e sempre que tenho a noticia que outra pessoa descobriu o cancer, corro logo para dizer a ela exatamente como me sinto. "A doenca e punk; e triste e horrivel, mas tem algo de muito positivo. Voce vai se sentir envolto numa enorme nuvem de carinho e amor, vai se sentir confortado e amado como nunca antes, em nenhuma circunstancia, entao respire fundo e deixe-se envolver, deixe-se levar e permita que toda esta vibracao positiva chegue ao seu coracao e se transforme em energia transformadora e curativa. Esta e a grande chance de fazer do limao uma deliciosa limonada e a maior chance que alguem tera de passar sua vida a limpo. Nao a desperdice."

E exatamente o que tento fazer. Nem sempre tenho sucesso, as vezes me deixo levar por tolices e coisas sem importancia, mas estas paradas para respirar, para pensar na minha historia servem para me lembrar do efeito que a pancada teve em mim. E mais, servem como um eterno puxao de orelha, um enorme empurrao para que eu leve a vida que sempre sonhei pra mim e que tantas vezes nem acho possivel.

Entao e por estas e outras que empresto a minha cara, as minhas palavras e os meus sentimentos a esta causa. Espero que historias como a minha e tantas outras levem um pouco de esperanca aqueles que as vezes nao tem nenhuma. Estas mesmas historias servem tambem a mim mesma, quando sinto medo, quando penso em fraquejar, entao olho para o lado, respiro fundo e sigo em frente, e me esqueco do meu medo, nem que seja so por um segundo.

1 comment:

Anonymous said...

Adorei seu blog.
Adorei sua história também.
A beleza está além do que podemos ver.
bj

www.tercascmonica.blogspot.com