January 11, 2010

Despedida

Em menos de 24 horas deixo o Rio, a minha família, meus melhores amigos e este calorão do qual jamais reclamo. Acho que combina mais comigo. Depois de muitos anos indo e vindo, sinto que apesar dos pesares, combino mais com o Rio do que com os lindos suburbs cenários dos filmes americanos.

O Rio é mais caótico, mas ao mesmo tempo é mais real. Achei engraçado outro dia quando a minha mãe perguntou ao Blake o que ele achava da minha cidade e ele respondeu com um só adjetivo: "raw". "Como assim 'cru'?," indagou a minha mãe. Ela ficou meio sem entender mas eu não posso concordar mais com ele. Ao contrário das cercas de madeira branca e das gramas perfeitamente aparadas, a vida no Rio é o que é, é sem máscaras, sem arestas papradas, sem verniz. A vida aqui é caótica, é frustrante e revoltante às vezes, mas é real.

E como escritora, a realidade quanto mais absurda, mais me interessa, acho que é por isto que quando longe sinto falta de casa. E na falta do caos externo, crio um dentro de mim e assim parece que sempre estou sempre por perto...

4 comments:

Margot said...

por isso q eu gosto tanto de miami, p mim é o melhor compromise. tipo, se tu pergunta p alguém how are you doing? a pessoa te diz good, bad, lousy; nos EUA é sempre fine! how are you? aquela coisa mega fake o tempo inteiro enche o saco...

Cristina said...

Bom retorno Dani! Aproveita as últimas horas! Acho que esse ano não consigo manter minha visita anual, mas acabei esquecendo de perguntar se o quadro de visitas já está pronto ;-)

Debora Rocha Muscutt. said...

Oi, Dani! Espero que vc esteja super bem. Adorei este seu post. Eu sempre quis descrever como me sinto em relação ao Rio e vc o fez muito bem, escreveu exatamente como eu me sinto e o que acho. Sei que muita gente me critica por amar o Rio e não me achar a mais privilegiada das mulheres porque não moro mais no Rio...gosto da vida nos EUA mas... não adianta, o Rio é minha casa, tem tudo a ver comigo! Caótico, quente, crazy...mas real! Amei o texto e agradeço por descrever um sentimento q tb é meu e que não consegui expor em palavras! Beijos!

Dani said...

Mi,
É verdade, Miami é menos certinha, é mais latina também...acho que se parece muito com o Rio.

Cris,
Claro que sim! Pena que você não vai poder conferir pessoalmente...mas depois eu posto a foto!

Debora,
Puxa, que bom que você gostou do post. É verdade...tem muita gente que me acha mal agradecida por não ser deslumbrada com o fato de morar nos States. Claro que aqui tem muita coisa boa, mas a minha vida no Brasil também sempre foi ÓTIMA e é isto que o povo não entende!