October 8, 2009

O Outro Lado do Sistema de Saúde Americano

Ninguém me entende quando eu digo que AMO o meu plano de saúde aqui nos States. O plano na verdade não é meu, sou dependente do Blake, que como funcionário público federal tem a melhor cobertura e a maior opção de planos de saúde existentes no país. O nosso plano, exclusivo de funcionários do Governo Federal, foi uma mãe na época da minha cirurgia e cobre quantos exames de controle eu precisar, tudo sem pedido de clínico-geral, como muitos planos exigem aqui. Só tem uma coisa que o plano não cobre: tratamento para infertilidade.

Então há pouco tempo, resolvi também optar por um plano de saúde oferecido aos funcionários do Estado de Maryland que oferece este tipo de cobertura. Com 35 anos e só agora podendo começar a tentar engravidar, melhor prevenir do que remediar. Só que como NADA na minha vida acontece como planejado, o projeto ao qual meu trabalho estava vinculado simplesmente acabou e todo mundo aqui recebeu um aviso prévio de 90 dias, como é previsto por lei, então no dia 24 de dezembro -- Feliz Natal, você está desempregado! -- vai todo mundo pra rua.

Como também não sei ser passiva e esperar as coisas caírem do céu -- até porque pra mim parece que elas jamais caem! -- me adiantei, mandei uns CVs, fiz uma entrevista e recebi uma proposta de emprego melhor no mesmo dia que recebi a carta de demissão. Incrível! E apesar das promessas da minha chefe de me vincular a outro projeto/grant, cansei desta brincadeirinha e resolvi pular fora! Amanhã é meu último dia aqui.

Com a viagem para a Espanha no sábado, começo no novo emprego no dia 21 de outubro, assim que chegar. Ainda bem que não costumo sofrer com jetlag. Tudo parece ótimo, menos o plano de saúde deles -- bem básico! -- então resolvi tentar comprar um plano individual por minha conta. Até aí, tudo bem, só que tive que preencher um questionário para que minha proposta fosse avaliada. Normalmente a reposta deles leva umas três semanas, mas para minha surpresa, recebi o email em menos de 24 horas. Resposta: seu pedido foi negado!

Não preciso ser Albert Einstein para entender que um único quadradinho pode ter estragado a minha festa. Câncer?! Nos últimos dois anos?! Pois é, aparentemente não sou saudável o suficiente para comprar uma apólice individual. Diz o email que dentro de 10 dias úteis vou receber uma carta me explicando os motivos e que depois disso posso apelar. Sei não... Se já começou complicado antes mesmo de eu virar cliente, algo me diz que é melhor eu deixar de lado e pensar numa outra alternativa.

Pois é, hoje vi a cara feia do sistema de saúde americano. Confesso que não fiquei nem surpresa nem chateada. C'ést la vie. Graças a Deus pelo plano do Blake!

4 comments:

Amanda said...

Dani
Voce sempre me inspirando ... quando li seu post:

"Sensação esquisita. Vontade de procurar abrigo, de me proteger e achar um lugar seguro para esperar a tempestade passar. Mas tão desconfortável quanto ter que esperar por algo que não se sabe quando vai acontecer é a ideia de não se fazer absolutamente nada, da completa inércia e da impossibilidade.

Prefiro me encharcar a me proteger, com medo. Seguir meu rumo a esperar que escolhas sejam feitas por mim. Prefiro pular a ver a água me engolir. Nadando tenho alguma chance de chegar a algum lugar. Ao ficar parada estou entregue."

Eu também pulei. E continuo me molhando, pelo menos saí da minha passividade. Espero que o sol brilhe por aqui também, com arco iris para brindar!
Beijos, boa viagem e ótimo emprego novo.

Dani said...

Amanda,
Pulando pelo menos a gente se liberta das amarras! Dá medo mas a sensação de ser senhora do próprio destino compensa.
Espero que em breve a tempestade passe, para nós duas. Mas vale a pena lembrar que somos sobreviventes de um dilúvio!
Bjs e boa sorte!

Isabella said...

Oi Dani, vc viu Sicko, do Michael Moore? É bem por aí. Eu tenho kaiser HMO e Aetna PPO Dental e não tenho nada pra reclamar. TOC! TOC!

Uma ótima viagem e um bom recomeço no novo emprego!

bjs

Dani said...

Isa,
Vi sim e apesar de achar o MM muito exagerado e maniqueista, às vezes ele tem razão. No meu caso, HMO não vale a pena. Tenho que ir a médicos específicos e fazer exames com mais frequência do que a maioria das pessoas, coisas que um HMO não cobre. Preciso de PPO tanto para dental quanto para health plans.