September 26, 2007

Geração Sanduíche


Nós, que já fomos chamados de "geração Coca-Cola", agora também somos conhecidos como "geração sanduíche".

Semana passada, por acaso, peguei um programa na rede americana ABC que falava de câncer em pacientes jovens, que por incrível que pareça têm o maior índice de mortalidade entre todas as faixas etárias. Motivo muito simples: erro e demora no diagnóstico.

Aconteceu comigo também e desconfio que, infelizmente, seja mais comum do que imaginamos.

O programa foi maravilhoso. Uma pena não ter visto a primeira parte que falava da história de Katherine Miller, uma jovem estudante de medicina que morreu aos 26 de câncer no colon, seis meses depois de ter recebido o diagnóstico. Esta importante questão virou bandeira para a família da estudante, que mesmo depois da morte da filha, abraçou a causa e tem alertado à sociedade americana do perigo do diagnóstico errado nos pacientes mais jovens.

A segunda parte foi emocionante! A reportagem acompanhava a routina de Frank O'Day (foto), um jovem de 29 anos que vive com um linfoma de Hodgkin IV. O impressionante era ver a coragem e a resiliência dele. Em nenhum momento ele mostrava raiva ou revolta, ao contrário, a cada obstáculo encontrado, ele dizia que a empreitada continuava e que a raiva era uma emoção desperdiçada. O Frank tem um pouco daquela atitude de samurai que o Daniel fala, mas ao mesmo tempo, mostra uma alegria e um otimismo contagiantes.

Mais uma vez fiz uma viagem no tempo... Lá fui eu me ver de novo nos tomográfos, nos leitos dos hospitais, nos consultórios médicos. É incrível como estas emoções voltam com uma intensidade absurda. Parece que foi ontem!

Quem quiser assistir um pouco da matéria sobre câncer em jovens adultos e conhecer um pouco mais da história do Frank, aqui vai o link pro site do programa: http://abcnews.go.com/Nightline/story?id=3623642&page=1

O cara é sensacional! Como o câncer continua avançando, Frank agora vai fazer um transplante de células-tronco, um tratamento experimental, mas que tem dado muito resultado. Estou torcendo e rezando muito por ele. Espero que as próximas notícias sobre a saúde dele sejam bem positivas.

No comments: