September 15, 2007

Enfrentando meus medos...

Acabei de fazer mais uma compra na amazon.com. Até aí, novidade nenhuma, já que sou cliente do site há pelo menos dez anos. Mas desta vez foi diferente. Entrei no site exclusivamente para comprar o livro da Kris Carr, “Crazy Sexy Cancer”. Eu sei que não deveria haver nenhuma dificuldade nisto, mas houve.

Acho que foi a mesma reação que tive quando sentei no sofá esperando o documentário dela começar. Parte de mim estava 100% ali, curiosa para ouvir a história dela, esperando que ver finalmente alguém se tivesse vivido uma experiência semelhante a minha. Mas estranhamente, parte de mim só queria levantar e sair da sala!!! Me senti ansiosa, tensa, pulando na cadeira. Talvez fosse o medo de mais uma vez me confrontar com os mesmos medos que eu lentamente havia enterrado ao longo dos anos.

Mas assisti o filme. E amei! Cada pedacinho do filme! E obviamente me vi ali, muitas vezes. Vi minha família, meus amigos... Como se um outro filme se passasse simultaneamente na minha cabeça. No final, foi bom, mas me fez perceber que alguma parte de mim ainda tem medo. E me pergunto se este “medo”vai me deixar algum dia...ou se vai acabar se tornando parte da minha vida...um companheiro que vai sempre me lembrar de colocar as coisas em perspectiva. É algo insconsciente, mas volta e meia percebo que ainda está lá.

Não sei se por causa deste medo ou apesar dele, decidi que quero compilar estas histórias de sobrevivência, histórias de pessoas normais que um dia se viram numa situação mais anormal, mas que não se deixaram abater por isso. Quero aprender com estas pessoas. Quero conhecer estas pessoas. Todos os tipos de cancer, todos os tipos de história... Quero construir uma rede para que outras pessoas que já receberam ou ainda vão receber um diagnóstico de câncer não se sintam sós, como a maioria de nós se sentiu. Quero incentivar estas mesmas pessoas a escrever suas próprias histórias, a se tornar mestres de seu próprio destino.

Então voltando ao início do post... Comprei o livro da Kris e mal posso esperar para lê-lo.
Comprei outros livros também. Estou começando a imaginar a “cara”do meu livro (talvez nosso livro?). Está tomando corpo. Agora vou começar a escrever as perguntas para as entrevistas para que o pessoal comece a pensar… E óbvio ainda vou fazer muita pesquisa…mas acho que este tipo de livro vai preencher uma grande lacuna, especialmente no Brasil.

Me lembro quando estava na Inglaterra a trabalho com dois médicos do INCA e todos estávamos aprendendo sobre medicina paliativa e tratamentos de câncer e ouvindo tantas histórias... Eu disse a eles que queria fazer algo que pudesse ajudar o INCA e os pacientes de câncer; só não sabia o quê. Talvez agora esteja muito mais próxima da resposta...

No comments: