January 15, 2011

Chuva na Serra

As cenas das enchentes na Serra são simplesmente surreais, mas têm um enorme sabor de deja-vu... Quem não se lembra do que aconteceu em Angra e depois no Morro do Bumba, quase que exatamente um ano depois? Até agora, 600 mortos na Região Serrana.

Nestas horas é que a gente vê que num país que supostamente progride a passos largos, ainda falta planejamento urbano, falta responsabilidade, mas sobram populismo e descaso. O mais triste é pensar que ano que vem provavelmente tem mais...

Até quando?

2 comments:

Andanhos said...

É realmente muito triste!
E muitas pessoas que sobreviveram às inundações do ano passado acabaram voltando a suas casas, mesmo sendo em áreas de risco, por falta de atitudes do governo. Ou seja, poderá acontecer de novo.
Mas parece que a situação da serra é um pouco diferente. Havia construções irregulares tanto de pessoas pobres por falta de opção quanto de ricos por causa da bela vista; e também houve casas atingidas que supostamente não estariam em áreas de risco, mas como o volume de água foi grande demais elas acabaram sendo atingidas.
De qualquer forma, será necessária muita seriedade e competência ao se tratar do planejamento urbano.
Beijos.

Jane said...

Pois é ! pior né, as pessoas voltam a morar na encosta .
"Por que será" que há conivência da Prefeitura liberar estes terrenos para construção e/ou moradias ?
Será que ainda tem dúvidas que a natureza não planeja, ela chega ?!
Humanos...